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Guia de produtos Transporte

Rodas e rolos

Comprar alguns conjuntos de rolos? Nada mais fácil. O Best case: aceder online, introduzir rolos no campo de procura, escolher e encomendar. De seguida, os produtos encomendados são fornecidos, aparafusados e estão prontos.

Tem tudo para funcionar. Se não existisse o Worst Case: os rolos não suportam o peso e partem, a resistência ao rolamento é demasiado elevada e não permite avançar nada. Ou entra em cena o cenário mais clássico: nem sequer é possível montar o rolo, porque possui o tipo de fixação errado.

Importa verificar qual o rolo mais adequado

Certamente que não pretende escolher o tamanho ou o material incorretos. Por isso, recolhemos informações importantes para si, com objetivo de o auxiliar na compra do seu equipamento de rodas. As questões colocadas pelos clientes sobre as nossas rodas e rolos serviram de base para este guia e foram reunidas em blocos temáticos. Se pretender saber alguma coisa sobre um tema muito específico, selecione a respetiva secção.

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Roda e rolo

Uma roda é uma roda

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E o que inclui? Uma roda é composta por revestimento de rolamento/revestimento, jantes e por rolamento de rodas. Tão simples quanto isso.

Da roda para o rolo

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Como? Montando a roda num corpo. Dependendo do tipo de corpo, pode tratar-se de rodas orientáveis ou de rodas fixas.

A rodas orientáveis são rotativas em 360° através de um rolamento oscilante assente sobre rolamentos de esferas e proporcionam uma boa manobrabilidade. Por outro lado, as rodas fixas não são rotativas ou são rígidas e proporcionam uma boa trajetória retilínea.

Normalmente, são aplicadas 2 rodas orientáveis e 2 rodas fixas.

Construção da roda

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Roda

D = Ø da roda

d = Ø do eixo

n = comprimento do cubo

B = largura da roda

b = largura de rodagem

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Roda orientável

1 = placa aparafusada

2 = garfo de direção

3 = roda

4 = material do eixo

a = saliência

r = raio de rotação

h = altura de construção

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Placa de fixação

p = dimensão da placa

l = distância entre perfurações

d = Ø da perfuração

Tipos de imobilizadores

Paragem e bloqueio.

Recebe as nossas rodas orientáveis com bloqueio duplo. Mas o que significa isso realmente e que tipos de imobilizadores existem além destes?

Bloqueio duplo significa que o movimento da roda e o movimento rotativo do rolamento oscilante/da cabeça do garfo são bloqueados. O bloqueio duplo é facilmente acionado com um impacto do pé. A vantagem: em relação aos imobilizadores de rodas, proporciona um paragem muito mais segura. Um imobilizador de rodas para apenas o movimento da roda e um imobilizador de direção apenas o movimento rotativo do rolamento oscilante.

Faz-se a distinção entre dois tipos de imobilizadores:

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Imobilizador dianteiro

  • A alavanca de imobilização encontra-se no sentido de marcha, por baixo do aparelho
  • Prevenção de lesões devido à alavanca saliente
  • A alavanca de imobilização só pode ser acionada através de um movimento na lateral do aparelho
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Imobilizador traseiro

  • A alavanca de imobilização encontra-se no sentido contrário ao sentido de marcha
  • Por isso, a alavanca de imobilização pode ser imediatamente acionada pelo pé

Fixação

Aparafusar ou encaixar?

Existem seis diferentes possibilidades para fixar os nossos rolos. Nem todas se adequam a tudo e cada uma possui pontos importantes que deve ter em consideração.

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Fixação em placa

Trata-se da fixação mais utilizada. O rolo é aparafusado ao aparelho através de uma placa que se encontra no corpo. Tenha em consideração a dimensão da placa, o Ø das perfurações e as distâncias das perfurações.

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Expansor
O expansor é encaixado numa perfuração existente no aparelho ou numa extremidade de tubo existente. O parafuso encaixado através do olhal atrás do rolo alarga ao apertar o expansor e pode ser fixado de forma segura.

Importante: o expansor tem de ser escolhido de acordo com o Ø do tubo interior, para que a roda fique bem presa.

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Fixação em olhal atrás

Atenção: a fixação em olhal atrás só é possível em rodas orientáveis.

É encaixado um parafuso através do olhal atrás. Tenha em consideração o Ø das placas e do olhal atrás.

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Fixação através de cavilha roscada
Atenção: a fixação através de cavilha roscada só é possível em rodas orientáveis.

O parafuso fornecido é encaixado através do olhal atrás do corpo das rodas. Neste caso, as dimensões habituais da cavilha roscada são M8, M10 e M12. Tenha em consideração o Ø da cavilha roscada e os comprimentos das cavilhas roscadas. Têm de se ajustar ao aparelho.

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Fixação através de pivots
Atenção: a fixação através de pivots só é possível em rodas orientáveis.

A fixação é efetuada através de pivots com perfuração transversal que se encontra no encaixe do aparelho. O rolo é fixado, na medida em que retém o pino o parafuso através das perfurações transversais do encaixe e dos pivots.

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Fixação através de cavilha com anel de aperto
Trata-se do tipo de fixação típico para rodas de cadeiras de escritório. Podem ser montadas de forma muito simples sem recurso a ferramenta.

Atenção: o diâmetro e o comprimento da cavilha têm de se ajustar na perfeição ao encaixe no aparelho ou na cadeira de escritório. Para tal, o mais indicado é anotar a dimensão de uma roda antiga desmontada.

Rolamento de rodas

Rolos e as suas funções

Move carros, móveis ou aparelhos com frequência ou raramente? Move-os de forma rápida ou lenta? Deve responder a estas questões antes de optar por um rolamento de rodas nos seus rolos. Aqui descobre qual o rolamento de rodas que melhor se adequada às suas finalidades.

Mancal de deslize

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Apoio simples e principalmente isento de manutenção. Resistente aos choques. Adequado para o funcionamento em áreas molhadas. Para aparelhos com velocidade reduzida (máx. 4 km/h) e para distâncias curtas.

Rolamento de rolos

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Apoio robusto, resistente e principalmente isento de manutenção. Reduzida fricção do rolamento. Resistente aos choques. Lubrificação permanente. O rolamento mais utilizado para aparelhos com velocidade reduzida (máx. 4 km/h). Marcha fácil em comparação com o mancal de deslize.

Rolamento de esferas de precisão

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Para velocidades até 4 km/h e para cargas maiores. Reduzida resistência ao rolamento em funcionamento, reduzida resistência ao arranque.

A sua escolha

O rolo quase perfeito

Precisa de rodas ou rolos e ainda não tem a certeza sobre quais os mais indicados para as suas necessidades? Nesse caso, podemos oferecer-lhe alguns pontos de referência para facilitar a sua escolha. Anteriormente afirmámos: não existem rodas ou rolos ideais que sejam universalmente utilizáveis e destinados a todas as finalidades. Existem demasiados critérios que dependem um dos outros.

Em primeiro lugar, a escolha de roda e do rolo depende:

  • da capacidade de carga necessária
  • das características do solo
  • da frequência de utilização
  • de condições ambientais (temperatura, e ainda oscilações de temperatura, produtos químicos, humidade, requisitos de higiene)
  • das dimensões predefinidas, como diâmetro da roda, altura de construção, e comprimento do cubo/comprimento de montagem em rodas ou dimensões de placas e distâncias das perfurações em rolos

Existem condições especiais na sua área de aplicação? Nesse caso, antes de efetuar a encomenda, consulte-nos. Prestamos-lhe assistência na escolha do equipamento de rodas ideal!

Conforto

Além das características mencionadas, também pode escolher o conforto pretendido:


  • Marcha mais suave (marcha uniforme)
  • Resistência ao arranque e ao rolamento
  • Manobrabilidade (facilidade de utilização)
  • Dureza Shore


Aqui encontra esclarecimentos sobre alguns conceitos:

Material

A grande lista de verificação

Consoante o local de utilização e a finalidade, o material, a partir do qual são produzidas as rodas e os rolos, assume um papel importante. Na tabela seguinte, fica a saber de que forma os materiais da nossa oferta cumprem os principais requisitos do seu equipamento de rodas (de + a +++++).

Os nossos principais produtos deste guia
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