Proteções contra queda
Para todos aqueles que trabalham em grandes alturas: proteja-se e proteja os seus empregados! Aqui na nossa loja online encontrará tudo o que precisa de saber sobre proteção contra quedas e sistemas de segurança contra quedas para profissionais do comércio, indústria e serviços de salvamento. Continue a ler agora e descubra tudo o que precisa de saber sobre a proteção contra quedas.
Proteção contra quedas: arneses de segurança, proteção contra quedas, etc.
Se o pior acontecer, a queda não é uma opção: assim que faltar a terra debaixo dos pés e não se poder confiar em gradeamentos ou outras medidas de proteção, a proteção contra quedas como equipamento de proteção individual é a escolha certa. Sem ''ses'' nem ''mas''.
O que é considerado proteção contra quedas?
Uma proteção contra quedas é chamada assim por uma razão: destina-se a evitar que as pessoas caiam de uma certa altura e se lesionem no processo. Isto é possível a partir de dois sentidos:
- As proteções primárias contra quedas incluem arneses de segurança, conjuntos de proteção contra quedas e também gradeamentos ou coberturas.
- As proteções secundárias contra quedas incluem todo o equipamento que previne ferimentos pessoais em caso de queda. Isto inclui não só redes de segurança ou sistemas de cordas, como também, em certa medida, colegas de apoio no chão.
Áreas de aplicação e alturas: quando é que preciso de proteção contra quedas?
As proteções contra quedas como proteção pessoal no trabalho é sempre prescrita quando o empregado trabalha sobre ou acima da água, bem como em redor de superfícies submersíveis. Além disso, aplicam-se certos limites de altura a partir dos quais se torna necessária uma proteção deste tipo.
Independentemente disto, a proteção pessoal contra quedas, tais como arneses e dispositivos de proteção contra quedas, são sempre úteis se, por exemplo, quiser oferecer aos empregados assustados mais segurança em escadas altas e andaimes ou se os quiser mantê-los ''sob trela'' em caso de dúvida (e para a sua própria proteção).
De acordo com os regulamentos de segurança, depende da distância entre o chão e o local de trabalho se a proteção contra quedas é necessária. Os regulamentos distinguem os três casos seguintes:
- Altura de queda superior a 1 metro em aberturas de parede e escadas sem proteção
- Altura de queda superior a 2 metros em todos os outros locais de trabalho
- Altura de queda superior a 3 metros quando se trabalha em telhados
No entanto, estes valores não devem sobrepor-se à sua avaliação de risco individual. Tal como noutras áreas da proteção no trabalho – desde calçado de segurança à proteção auditiva – é sempre melhor estar seguro do que arrependido.
É por isso que também abordamos intensivamente o tema da segurança para empregados e profissionais no nosso portal informativo e oferecemos muitas dicas e sugestões:
Para questões concretas sobre a seleção ou mais informações relativas à nossa gama de equipamentos de proteção, tais como proteção contra quedas ou arneses de segurança, não hesite em contactar-nos.