Mobilidade elétrica

Gasolina e gasóleo? Coisas do passado! O futuro da mobilidade no local de trabalho pertence à mobilidade elétrica!

Mobilidade elétrica: bem-vindo ao futuro do transporte dentro da empresa!



Para muitas empresas, uma frota de veículos elétricos tornou-se há muito numa questão natural. Mas a mobilidade elétrica não é apenas uma questão relacionada com veículos ou camiões da empresa. O transporte dentro da empresa também pode beneficiar no futuro da mobilidade elétrica de forma a impulsionar o seu sistema logístico.




O que significa a mobilidade elétrica para as empresas?



Os motores elétricos sem emissões substituem os motores de combustão a gasolina ou gasóleo: a mobilidade elétrica é uma questão de sustentabilidade por excelência. Afinal de contas, o transporte comercial é, em particular, um dos maiores responsáveis pela emissões.



Desta forma, as empresas não poderão evitar a mobilidade elétrica a longo prazo. Esta mudança de paradigma afeta toda a frota de veículos, implementando todas as vantagens da mobilidade elétrica também nas instalações da empresa:



  • Logística do combustível reduzida ao mínimo.

  • Entregas/viagens sem emissões como importante fator de imagem.

  • Objetivos de sustentabilidade são alcançados com mais facilidade.

  • Posicionamento atrativo como empregador e na concorrência.

  • Produção de energia autosuficiente a longo prazo através do sol, vento e energias renováveis.


Se reduzir estes fatores até ao transporte dentro da empresa dos empregados e das mercadorias, a mobilidade elétrica pode ser aproveitada até ao transporte do último parafuso e assim beneficiar todos os dias e em cada movimento de vantagens importantes.




Como pode ser implementada a mobilidade elétrica na empresa?



Os motores elétricos podem não só tornar os veículos clássicos aptos para o futuro, mas também otimizar os aparelhos de transporte e carros. As bicicletas da empresa tornam-se bicicletas elétricas e bicicletas de carga elétricas, as trotinetes tornam-se trotinetes elétricas e os rebocadores para reboques e semelhantes também podem funcionar sem emissões.



Assim, não está só mudar o acionamento para poupar, por exemplo, no equipamento de tanque necessário para o manuseamento de substâncias perigosas, por exemplo. Ao equipar eletricamente os veículos antigos, estes tornam-se um meio de transporte rápido que todos gostam de utilizar. A mobilidade elétrica contribui assim também para a saúde e boa forma física dos trabalhadores.




A que se deve prestar atenção?



A conversão elétrica não termina com a mudança do acionamento. O planeamento e a implementação cuidadosos da sua infraestrutura de carregamento interna é igualmente importante. Aqui, o foco está em questões sobre a eletricidade necessária, a potência de carregamento e a quantidade e posição dos pontos de carregamento nas instalações ao ar livre, no armazém, na oficina e nas casas dos empregados.



Estão disponíveis programas de financiamento extensivos para este investimento central, dos quais deverá tirar proveito. Neste contexto, também vale a pena considerar novas fontes de energia autosuficientes para a empresa. Os painéis fotovoltaicos e a mobilidade elétrica andam de mãos dadas e podem reduzir a sua pegada ecológica global, bem como otimizar o seu saldo já a médio prazo.