Revestimentos para o solo ESD
Pisos ESD – a base literal para cada EPA
Qualquer pessoa que trabalhe com componentes eletrónicos sensíveis não necessita de qualquer descarga eletrostática. É por isso que os pisos ESD são o equipamento básico obrigatório em cada EPA (Electrostatic Protected Area). Do mesmo modo, estas medidas de proteção ESD contribuem para a saúde dos trabalhadores. Genial, não é?
Como funciona um piso condutor de eletricidade estática?
O chamado piso ESD é um importante componente para o posto de trabalho ESD. Este irá proteger toda a área e evitar descargas eletrostáticas descontroladas das pessoas ou dos equipamentos. E isto é, afinal, crucial no manuseamento de componentes eletrónicos sensíveis na engenharia eletrotécnica ou no laboratório.
O tapete de proteção ESD conduz a equalização de tensão para um ponto de ligação à terra de forma controlada. Assim, este importante bastião das suas medidas de proteção ESD possui uma estrutura condutora e um cabo de ligação à terra. Os tapetes de proteção ESD não estão apenas disponíveis como pavimento ESD, mas também como tapetes de mesa antiestáticos. Além disso, é possível obter tapetes ESD com efeito antifadiga durante longos períodos de pé e com uma elevada resistência aos produtos químicos.
Quando e que pavimento ESD é que precisa?
Geralmente, é feita uma distinção entre pavimentos condutores e estáticos. Se a resistência é de, no máximo, 10⁶ Ω, este é considerado condutor. Em caso de, no máximo, 10⁹ Ω, este é designado de estático. Os pisos estáticos, em conjunto com as cadeiras e mesas ESD, os sistemas de estantes ESD e o vestuário de trabalho ESD formam a proteção mais importante contra descargas.
Além disso, deve analisar mais de perto a seleção de produtos não só em termos de dissipação, mas também em termos de resistência química, resistência ao escorregamento e inflamabilidade. As propriedades do produto dependem dos regulamentos de proteção gerais e dos líquidos ou consumíveis utilizados na sua empresa.
O que é obrigatório nos tapetes de proteção ESD?
Os tapetes de proteção ESD devem cumprir as normas EN 14041 e EN 61340 sobre o comportamento eletrostático dos pavimentos.
As especificações não especificam apenas os valores limite para a resistência de contacto e, portanto, o desempenho protetor, como também contêm informações sobre a instalação correta, a utilização de colas condutoras e a combinação de medidas de proteção ESD com os requisitos de higiene e manutenção.
O que é recomendado para além dos requisitos legais?
Sem os acessórios ESD apropriados, os tapetes antiestáticos ou tapetes de mesa antiestáticos só fazem metade do trabalho. Deve ter sempre à mão fitas de pulso ESD para os seus empregados. Além disso, as esteiras para o local de trabalho ESD sem cabo de ligação à terra não são mais do que uma almofada antiderrapante e protetora para mobiliário ou superfícies. Por fim, a proteção ESD é uma tarefa de A a Z, que pode ser implementada de forma abrangente com caixas de armazenagem ESD ou aparelhos de transporte ESD, por exemplo.
Gostaria de saber mais? Leia também o nosso guia de produtos ESD: proteção contra descargas com consequências graves.