Roquetes, chaves dinamométricas

O aperto correto: quanto mais preciso apertar o parafuso, mais segura é a união. A dose de força e voltas correta está sempre garantida com uma chave de torque profissional.

Na categoria Roquetes, chaves dinamométricas temos produtos das seguintes marcas: KS Tools.

Os seus filtrosRepor todos os filtros
Marca
Tipo de produto
Comprimento [mm]
90
90
1250
1250
-
Relevante
Quantidade de artigos: 18

Chaves de torque: parafuso solto? É melhor não!



Numa emergência, tudo depende do aperto de um parafuso. Isto aplica-se não só às rodas dos veículos, mas também à cabeça do cilindro e a outros componentes importantes. Uma chave dinamométrica não é apenas no comércio automóvel a escolha mais segura.



O que distingue uma chave dinamométrica mecânica?



Um parafuso ou a união roscada é geralmente o ponto mais importante nas máquinas e nos veículos. Aqui ocorrem relações de força complicadas que entram especialmente em ação durante o movimento ou tensões térmicas.



Se os parafusos, porcas ou pinos não estiverem apertados na relação de força exata entre si, a união pode soltar-se ou partir-se numa emergência. A tarefa da chave dinamométrica é encontrar esta relação de força exata.



Como peças normalizadas DIN, os parafusos e as porcas têm uma relação de força que pode ser calculada com precisão através do binário (em Nm). A chave especial indica o momento de aperto ideal ou ''bloqueia'' nesse momento – geralmente através de um clique audível.



Isto significa que as uniões roscadas seguras não estão sujeitas a estimativas ou valores empíricos. As uniões roscadas tornam-se numa ciência prática que mesmo os leigos podem implementar com as respetivas ferramentas manuais.



A única desvantagem deste método é que precisa de manusear e armazenar cuidadosamente o seu roquete para que este se mantenha sempre preciso.



Com que valor Nm devo guardar a chave dinamométrica?



A ''tarefa de medição'' central na chave dinamométrica é baseada na tensão de uma mola. Esta mola deve ser aliviada no final do dia de trabalho. Para tal, rode a chave para o valor Nm mais baixo. Guarde o instrumento bem fechado e a salvo de impactos – de preferência numa caixa.



Será que posso soltar parafusos com uma chave dinamométrica?



Esta questão continua a ser tema para muitas discussões. A afirmação mais segura é: como ferramenta de aperto para tarefas de alta precisão, não se deve utilizar o roquete e a chave dinamométrica para soltar parafusos. Para essa tarefa existem numerosas chaves de parafusos de elevada qualidade na nossa loja.



Se notar que o parafuso está demasiado apertado durante o seu aperto, solte toda a união e recomece. Isso garantirá que atinge sempre o valor exato.



Para todas as outras questões relativas ao sortido, contacte o nosso serviço de apoio ao cliente.