Armários resistentes ao fogo para substâncias perigosas

Os armários para substâncias perigosas e os armários para bidões ou os armários de segurança FM são extremamente robustos, duradouros e resistentes à torção. Os modelos mais fortes têm uma resistência ao fogo de mais de 90 minutos. Estes armários podem, portanto, salvar vidas e bens numa emergência, mas, acima de tudo, proporcionam uma boa sensação de segurança na vida profissional quotidiana. No entanto, os legisladores também impõem regulamentos rigorosos – pode saber mais sobre este assunto no nosso artigo aqui.

Na categoria Armários resistentes ao fogo para substâncias perigosas temos produtos das seguintes marcas: asecos, Justrite, LaCont, CEMO, eurokraft pro.

Os seus filtrosRepor todos os filtros
Marca
Tipo de produto
Sustentabilidade
Relevante
Quantidade de artigos: 75

Armários para matérias perigosas resistentes ao fogo: sem possibilidade para o alastramento das chamas



Mesmo o melhor armário para substâncias perigosas resistente ao fogo não pode evitar uma emergência, mas pode definitivamente garantir que um pequeno incêndio não se transforme numa catástrofe. Com muitos pormenores de segurança testados, corta de forma fiável o ar de um incêndio. Por isso, não é de admirar que faça parte do equipamento homologado da maioria das empresas.



O que deve ser armazenado em armários resistentes ao fogo?



Quase todos os líquidos utilizados na indústria e no comércio devem ser armazenados num armário para substâncias perigosas. Os armários resistentes ao fogo para líquidos inflamáveis são adequados para armazenar meios corrosivos, tóxicos, contaminantes da água e outros meios problemáticos. É necessário considerar que os meios inflamáveis devem ser sempre armazenados num armário separado e identificados em conformidade. Esta separação e identificação também se aplica a todos os outros grupos de meios.



Sabia que? Os armários de carregamento de baterias também são classificados como armários resistentes ao fogo, uma vez que o lítio é um material altamente reativo que se inflama rapidamente. No entanto, estes modelos não são adequados para líquidos, uma vez que não possuem os acessórios necessários para o armazenamento correto de substâncias perigosas.



Quais são as diferenças entre os armários de segurança para líquidos inflamáveis?



Ao selecionar armários de aço, preste especial atenção à homologação para o armazenamento de meios em diferentes países:



  • Os armários de segurança com a classificação FM são autorizados em muitas jurisdições para o armazenamento de substâncias perigosas, tais como líquidos corrosivos, contaminantes da água ou tóxicos, mas não para o armazenamento de líquidos inflamáveis. Na Alemanha, Suíça, Áustria e países do Benelux, os armários FM não podem ser utilizados para este tipo de meios.

  • Para tal, são necessários armários resistentes ao fogo do tipo 90, que podem conter meios inflamáveis em espaços de trabalho sem restrições, de acordo com a norma DIN EN 14470-1 e TRGS 510. Estes armários possuem isolamento protetor contra incêndios, testes de proteção contra incêndios, portas de fecho automático em caso de incêndio e uma resistência ao fogo de 90 minutos – daí o seu nome.

  • Os armários resistentes ao fogo do tipo 30 são autorizados para o armazenamento limitado de meios inflamáveis em áreas de trabalho. As empresas austríacas não estão autorizadas a utilizar este tipo de armário para os meios mencionados.


Os armários FM, bem como os armários do tipo 30 e do tipo 90, apresentam uma elevada capacidade de carga, cubas coletoras, dispositivos de nivelamento para compensar irregulares do piso, fechaduras seguras e fiabilidade absoluta em termos de qualidade do aço. Caso contrário, nem sequer poderiam ser designados como armários de segurança.



Existem inúmeras questões, regulamentos e condições para o armazenamento de líquidos perigosos ou inflamáveis. Pode obter um bom resumo no nosso guia de produtos para armários para químicos e protetores do ambiente. Para meios inflamáveis em particular, consulte as nossas informações sobre o armazenamento homologado de substâncias perigosas. Também teremos todo o gosto em discutir este tema complexo consigo pessoalmente. Entre em contacto connosco agora.