Identificações de mercadoria perigosa

As mercadorias perigosas exigem uma identificação de mercadoria perigosa para o armazenamento e transporte. Aqui encontrará todos os sinais para os seus recipientes, armários e meios de transporte.

Os seus filtrosRepor todos os filtros
Tipo de produto
Característica
Material

Identificação de mercadoria perigosa: para não deixar dúvidas



Há apenas alguns anos, a rotulagem das mercadorias perigosas era confusa. Havia características nacionais e diferentes advertências para o transporte e manuseamento de substâncias perigosas. Isso acabou com a nova identificação de mercadoria perigosa. Agora o aviso é universalmente compreensível, o comportamento no manuseio é claro e a segurança na empresa é aumentada.



Quais as diretivas que se aplicam à identificação de mercadoria perigosa?



O Globally Harmonized System (GHS) para a classificação e rotulagem de produtos químicos estabeleceu um conjunto de identificações globalmente válidas para o transporte, armazenamento e manuseio de substâncias perigosas.



Este sistema facilitou consideravelmente a classificação das mercadorias perigosas, simplificou o processo de classificação e, por conseguinte, tornou o processo de identificação mais claro. Por exemplo, em um contentor de segurança e transporte não há mais identificações de mercadorias perigosas contraditórias ou redundantes, como já foi o caso.



Por norma, as condições para a designação segura na empresa permaneceram as mesmas. Portanto, é necessário cumprir, por exemplo, as Regras Técnicas para Locais de Trabalho ASR A1.3 ''Sinalização de segurança e saúde'' e a Informação do Instituto Trabalho e Saúde do Seguro Social de Acidentes Alemão 211-041 ''Sinalização de segurança e saúde''.



Também vale a pena dar uma vista de olhos no nosso guia sobre distâncias de reconhecimento. Este guia especifica as dimensões e as posições que devem ser respeitadas para os sinais e placas de segurança.



Quais as identificações de mercadorias perigosas que existem e quais são novas?



A classificação tem um total de 28 classes de perigo, das quais 16 se referem a aspetos físico-químicos, duas a aspetos ambientais e dez a aspetos de saúde. Um total de nove símbolos diferentes são atribuídos a essas classes. Novas identificações de mercadorias perigosas complementam os já conhecidos pictogramas sobre perigos ambientais e toxicidade aguda, bem como riscos de explosão e incêndio:



  • O ponto de exclamação (GHS07) aplica-se a substâncias irritantes e nocivas

  • A garrafa de gás (GHS04) representa os gases sob pressão

  • O perigo para a saúde (GHS08) representa vários efeitos nocivos e prejudiciais para a saúde


Qual a importância das identificações de mercadorias perigosas?



Os armários para substâncias perigosas, os recipientes e outros meios de transporte e armazenamento que têm de ser utilizados para determinadas substâncias possuem numerosas advertências: se uma ação irrefletida for tomada aqui, isso pode tornar-se muito perigoso.



Com o seu esquema de cores e compreensibilidade universal, as placas não só orientam os funcionários para o cumprimento de determinadas precauções de segurança, como também oferecem proteção em caso de emergência. Além disso, as contramedidas corretas podem ser tomadas imediatamente em caso de incidente, se a substância estiver claramente classificada em termos de perigo.



Para além das placas importantes, encontrará também, naturalmente, todos os outros produtos para o manuseamento de bidões seguro, o manuseamento de produtos perigosos e a segurança no trabalho. Por favor, não hesite em contactar-nos.