Escadas e andaimes
Escadas e andaimes para uma subida segura.
''Para realizar trabalhos em altura necessita de uma escada.'' O que soa tão fácil pode torna-se num verdadeiro desafio. Quer seja uma escada ou um andaime, é necessário cumprir determinadas exigências para garantir a técnica de subir adequada e para que também esteja coberto pelo seguro em caso de acidente. Em seguida iremos apresentar alguns pontos que devem ou têm de ser respeitados durante a compra.
Qual o produto para que a fim?
Para assegurar que escolhe o produto adequado para si, pode colocar diversas perguntas a si mesmo para facilitar a procura do produto.
- Qual é a altura de trabalho máxima que tem de ser alcançada? A altura dos colaboradores também desempenha aqui um papel importante.
- Qual a quantidade de material de trabalho que é transporta em altura? Isto também é importante para a capacidade de carga e a largura dos degraus ou da plataforma de trabalho.
- Qual a capacidade de carga da escada, do degrau ou do andaime? Por favor, preste atenção ao peso das pessoas + materiais de trabalho.
- Qual a largura do produto no lado da subida?
- O apoio de ascensão é frequentemente transportado por pessoas ou colocado num veículo?
- Necessite de produtos fabricados em materiais que devem ser adequados para determinadas condições ambientais como, por exemplo, químicos, temperaturas, eletricidade, etc.?
Não receie fazer estas perguntas aos utilizadores das escadas e dos andaimes para que os mesmos se sintam seguros durante o trabalho e estejam satisfeitos com o meio de trabalho escolhido.
A propósito de segurança: as escadas e os andaimes devem ser todos os anos sujeitos a uma inspeção na qual se verifica a possibilidade de continuarem a ser utilizadas. Esta inspeção nunca pode ser esquecida.
Até as normas DIN relacionadas com escadas e andaimes têm de ser cumpridas durante a produção para o setor comercial: para garantir a segurança da sua empresa e proteger os seus colaboradores.
Quais as normas válidas para as escadas e os andaimes?
- As escadas móveis têm de obedecer à DIN EN 131-1 até 4. Incluídas estão tanto as escadas de encosto e as escadas de regulação por deslize, como também as escadas multiuso e as escadas articuladas. Atenção: a partir de 1 de janeiro de 2018 aplicam-se as alterações à norma DIN EN 131 parte 1 e 2: escadas de encosto a partir/acima de 3 m de comprimento têm de apresentar um apoio mais largo.
- Os escadotes têm de obedecer à norma DIN EN 14183. Os escadotes são meios de ascensão móveis nos quais o último degrau utilizável tem de estar a uma altura máxima de 1,0 m.
- Os andaimes móveis têm de obedecer à norma DIN EN 1004. Esta norma não inclui andaimes pequenos, andaimes para fachadas ou andaimes de proteção.
- As escadas industriais, as plataformas de trabalho e os sistemas de passadiços têm de obedecer à norma DIN EN ISO 14122-1 até 4. Esta norma regulamenta acessos fixos a máquinas.
- As escadas fixas têm de obedecer às normas DIN EN 18799-1 ou DIN EN 14094-1. Estas escadas podem servir tanto de escadas de emergência, como também de escadas de acesso e vias de passagem para máquinas.
Que tipos de técnica de subir disponibilizamos?
Todas as escadas e todos os andaimes do nosso sortido correspondem às respetivas normas necessárias. Trabalhamos com fornecedores de renome como a Zarges, MUNK ou Hailo, mas também disponibilizamos escadas e andaimes da nossa marca de eleição EUROKRAFT. Assim, oferecemos apenas produtos fiáveis e seguros.
- Escadas: para além das escadas multiusos que podem ser utilizadas como escadas de encosto e escadas duplas, também disponibilizamos escadas móveis ou escadas com pegas ergonómicas ''ergo-pad''. Se for necessário transportar frequentemente as escadas, a melhor solução são modelos articulados e ajustáveis em altura. Para pesos pesados existem escadas para cargas pesadas adequadas.
- Andaimes móveis: os nossos andaimes móveis podem ser transportados e armazenados de forma compacta e concentrada. Graças aos mecanismos de fixação simples, os andaimes móveis são rapidamente montados. Os produtos podem ser confortavelmente filtrados por altura de trabalho, altura do andaime e altura da plataforma.
- Plataformas de trabalho: quem tiver de trabalhar mais tempo em altura, sente-se mais confortável sobre uma plataforma de trabalho mais larga em vez de degraus estreitos de uma escada. As nossas plataformas de trabalho estão disponíveis em diferentes comprimentos e larguras para poder trabalhar descontraidamente sobre as mesmas.
- Escadas industriais: com as nossas escadas industriais consegue rapidamente alcançar os locais de trabalho altos e criar vias de passagem. Quer seja na obra, no fornecimento de mercadorias ou junto a máquinas, as escadas industriais proporcionam uma subida, descida e passagem seguras.
- Escadotes: por vezes são apenas necessários um ou dois degraus para alcançar o pretendido. E isso tanto é possível com escadotes de design para o escritório e a cozinha, como também com escadotes em aço estáveis para a empresa e a oficina.
Deseja ainda mais informações?
Então consulte os nossos guias de compras:
- Indicações sobre o manuseamento de escadas ergonómico que poupa as costas
- 15 conselhos para o manuseamento seguro de escadas
- Esclarecimentos sobre escadas através de pictogramas
- Informações adicionais para escolher o tamanho da escada
E aqui encontra todas as informações sobre a DIN EN 131 alterada.