Posto de trabalho ESD
Equipar os postos de trabalho ESD – para controlar sempre as tensões
As tensões elétricas não provêm apenas da tomada, mas surgem em todas as atividades em que as pessoas, máquinas e superfícies interagem. Normalmente, isto não é um problema. No entanto, se for um posto de trabalho ESD, o caso é diferente. Descubra aqui o que precisa para equipar perfeitamente o seu posto de trabalho ESD.
O que significa um posto de trabalho ESD?
O equipamento geral do posto de trabalho nas oficinas, na indústria e na administração é, antes de mais, ergonómico, estável e funcional. Na produção, instalação e transporte de componentes eletrónicos, a principal preocupação é proteger a tecnologia sensível contra descargas eletrostáticas (Electrostatic Discharge, ESD).
Mesmo a menor equalização de tensão indesejada entre superfícies com cargas diferentes pode danificar ou mesmo destruir a tecnologia sensível. Isto pode resultar em elevados custos subsequentes sob a forma de paragens prolongadas, reclamações e custos de reparação. É por isso que tais componentes só podem ser processados em Electrostatic Protected Areas (EPA) que, com o equipamento ESD especial, garantem uma ligação à terra completa durante todas as ações.
O posto de trabalho ESD não só ajuda a garantir a qualidade, como também é um requisito legal para certos produtos e setores – e está regulamentado desde o vestuário de trabalho aos acessórios.
Como equipar os postos de trabalho ESD?
A norma DIN EN 61340-5-1 sobre a proteção de componentes eletrónicos contra fenómenos eletrostáticos é o guia mais importante para equipar o seu posto de trabalho ESD. Esta norma também determina as fontes mais importantes que devem ser neutralizadas com o equipamento apropriado: pessoas, superfícies de trabalho e equipamento.
- Ao caminhar, trabalhar e mesmo sentar-se, as pessoas ficam estaticamente carregadas devido à fricção. O vestuário de trabalho ESD é, portanto, obrigatório nos EPA. As solas condutoras de eletricidade estática no calçado de trabalho, bem como os acessórios ESD, tais como a pulseira de ligação à terra, devem ser usados para cada ação.
- A base de cada posto de trabalho ESD são os pisos ESD. Estes asseguram que a tensão descarregada de todos os outros elementos é efetivamente transferida para o chão. Se tais tapetes faltarem, estará literalmente a jogar pingue-pongue com a carga eletrostática.
- Apenas as cadeiras e mesas ESD são adequadas para o processamento, e para o armazenamento de produtos, ferramentas e materiais aposte nos sistemas de estantes ESD e nas caixas de armazenagem ESD.
- Se o componente deixar a EPA para outras áreas da empresa, isso pode ser crítico. Os aparelhos e carros de transporte ESD com pneus especiais minimizam o risco da descarga eletrostática. Reequipar? Sem problemas com as rodas e rodízios ESD.
A que mais tenho de prestar atenção no posto de trabalho ESD?
- Independentemente de um equipamento compatível com ESD, o comportamento do seu pessoal nos EPA é o fator mais importante na proteção dos seus componentes. A formação regular é obrigatória.
- Ao contrário de salas limpas, por exemplo, os postos de trabalho ESD não têm de ser criados separadamente de outras áreas de trabalho. No entanto, certifique-se de que a área ESD é visível para todos e de que ninguém entra na mesma sem tomar medidas de proteção adequadas. Se faltar a disposição certa, os sistemas modulares podem fornecer uma solução.
- Sujeite o seu equipamento ESD a verificações regulares. O desgaste irá reduzir a capacidade de descarga eletrostática ao longo do tempo. A substituição atempada poupa custos elevados e evita a rejeição de componentes.
Encontra mais informações sobre o equipamento das EPA no nosso guia de produtos ESD: proteção contra descargas com consequências graves.
Não hesite em contactar-nos se tiver alguma dúvida sobre os postos de trabalho ESD!