Barras de fixação

A carga é menor do que a área de carga correspondente no seu camião? Não há problema, porque com as barras de fixação e retenção de carga pode facilmente reduzir o tamanho da sua área de carga. Assim, tudo fica em segurança no lugar durante o transporte!

Barras de travamento de carga – para uma área de carga segura à medida



Existe uma regra simples para o acondicionamento da carga: quanto mais cheia for a área de carga, melhor. As paletes e caixas de cartão podem então ser transportadas de forma justa e fixam-se umas às outras contra queda ou deslizamento. No entanto, se a quantidade de transporte for menor que a área, esta regra dificilmente funcionará. A não ser que esteja a apostar em barras de fixação e retenção de carga.



Quais os benefícios das barras de fixação e retenção de carga?



As barras de fixação e retenção de carga são algo como elementos de parede flexíveis que reduzem o tamanho de uma área de carga num camião, conforme necessário. Isso permite que fixe a carga positivamente em um espaço limitado, minimizando o uso de sistemas de fixação mais complexos. Como fecho de parede intermédio, as barras podem ser posicionadas mais estreitas ou mais distantes conforme necessário e, assim, dividem a área de carga no eixo longitudinal ou transversal e até mesmo no horizontal.



Qual é o sistema certo?



Sistemas permanentemente instalados para barras de retenção têm a vantagem de que a segurança da carga leva apenas alguns segundos e pode ser realizada com precisão praticamente milimétrica. O fecho de parede intermédio pode suportar cargas elevadas e assegura uma distribuição ótima das barras no compartimento de carga.



As barras de fixação são flexíveis e podem ser montadas em diferentes alturas e em diferentes posições. Com uma capacidade de carga inferior, são particularmente adequadas para carrinhas de caixa fechada em que a quantidade ou o peso da carga é inferior.



O material não só desempenha uma função em termos de capacidade de carga, como também depende do tipo de mercadorias transportadas. Por exemplo, as barras de fixação e retenção para o transporte de alimentos – mesmo refrigerados – devem ser feitas exclusivamente de aço inoxidável.



Como para todos os outros aspetos da segurança de carga, a Diretiva VDI 2700 também é relevante quando se trata do tipo e estrutura do produto adequado relativamente ao fecho de parede intermédio. As bases legais estão estabelecidos no Código da Estrada Alemão. Também aqui, o condutor é a primeira pessoa a ser responsabilizada quando se trata de fixar corretamente a carga com barras de fixação e retenção de carga. Uma verificação antes da partida é imprescindível!