Coletes de trabalho
Para uma melhor e rápida visibilidade na empresa, no armazém ou na produção: os coletes de trabalho e os coletes refletores certificados fazem da segurança uma prioridade máxima. Encomende já o seu equipamento de segurança – quer sejam coletes refletores, coletes de trabalho, coletes de proteção térmica ou cintos e aventais descartáveis para homens e mulheres. Aqui encontra também os coletes refletores legalmente exigidos que deve transportar consigo no seu automóvel particular ou em veículos de uso comercial. Saiba mais agora!
Coletes de trabalho: proteção para colocar por cima
Para os automobilistas são obrigatórios, para os ciclistas entretanto um padrão e para os profissionais das indústrias ao ar livre e dos ambientes perigosos indispensáveis: os coletes refletores fazem parte do equipamento básico para a proteção pessoal e profissional no trabalho.
Que coletes de trabalho existem?
Na nossa gama de coletes de trabalho combinamos várias formas de vestuário de trabalho e de proteção sem mangas para colocar por cima. Dependendo da área de aplicação e dos regulamentos do seu local de trabalho, pode escolher entre:
- Aventais resistentes ao calor de acordo com o regulamento EPI 2016/425 e a norma DIN EN ISO 11612
- Coletes de aviso e de proteção em cor de laranja conforme a norma EN ISO 20471:2013+A1:2016
- Cintas para sustentação da região lombar com suspensórios para alívio do tronco
- Aventais em PVC e descartáveis para utilização na indústria alimentar e na restauração
O que devo procurar nos coletes de aviso e de proteção?
Desde 2014, os condutores na Alemanha são obrigados a usar um colete de aviso e de proteção na estrada. Muitos países europeus têm a mesma regulamentação. Assim, todos os veículos devem possuir um colete de aviso e de proteção em cor de laranja, vermelho-laranja ou amarelo.
As faixas refletoras fazem com que os coletes de trabalho para mulheres e os coletes de trabalho para homens sejam vestuário de aviso de alta visibilidade, de acordo com a norma EN 20471. Como cobrem apenas o tronco, pertencem à classe 2 do EPI e cobrem riscos médios. Esta classe aplica-se, entre outras coisas, a:
- Trabalhos ao ar livre, ferroviários ou rodoviários
- Trabalhos com pouca luz e/ou em condições climatéricas adversas
- Trânsito em instalações exteriores ou nas instalações da fábrica
- Manuseamento de aparelhos e equipamentos de elevação
- Obras
- Trabalhos de engenharia hidráulica
A base para a seleção dos coletes de trabalho é a avaliação de riscos da empresa. Aqui, são também incluídos pormenores como a postura corporal no trabalho ou a possível ocultação do vestuário refletor ao manusear equipamentos de trabalho.
Atenção: se procura equipamento de proteção individual para a máxima segurança (classe 3), tem de optar por mangas e pernas compridas – e, portanto, por casacos de trabalho e calças de trabalho refletores.
O que devo ter em atenção ao escolher aventais?
- Os aventais reutilizáveis e descartáveis em PVC, vinil e outros plásticos constituem um escudo de proteção contra salpicos de produtos químicos, água de lavagem ou outros líquidos. É essencial adaptar a resistência das substâncias ao local de trabalho e às suas exigências.
- Os aventais resistentes ao calor devem ser resistentes à radiação térmica e cumprir o regulamento EPI 2016/425 e a norma DIN EN ISO 11612. Devem ser sempre combinados com outros produtos resistentes ao calor como, por exemplo, luvas de trabalho resistentes ao calor e casacos resistentes ao calor.
Para todo o vestuário de proteção e de trabalho aplica-se: mesmo sem regulamentação oficial, é melhor prevenir do que remediar. É por isso que pode informar-se sobre a nossa gama de produtos de proteção e segurança na empresa e simplesmente entrar em contacto connosco se tiver alguma dúvida.