Sinais de emergência

Sinais de emergência – a ajuda está próxima. Desde que consiga orientar-se, como um socorrista, pela sinalização correta, então encontrará o que precisa para ajudar as outras pessoas ou para encontrar rapidamente a saída de emergência.

Os seus filtrosRepor todos os filtros
Tipo de produto
Característica
Material
Relevante
Quantidade de artigos: 43

Emergência – sabe para onde ir?



Um alarme de incêndio, químicos nos olhos, um corte profundo no dedo – onde tem de ir agora? A maioria da sinalização de emergência é conhecida por nós como sinais verdes-brancos, que nos mostram o caminho para o exterior ou para um local seguro em caso de incêndio. A chamada saída de emergência. No entanto, esta também pode levá-lo ao chuveiro de emergência ou ao frasco de líquido para lavagem dos olhos mais próximo.



A sinalização de emergência é muito mais do que uma mera indicação do caminho – como o seu nome sugere, esta alerta as pessoas em caso de emergências. E, por isso, é que é exigida por lei. Tanto na diretiva relativa ao local de trabalho como na DIN EN ISO 7010. A normalização europeia é especialmente importante para a sinalização de emergência, pois garante uma compreensão geral dos sinais de segurança.



Para onde nos enviam as setas?



Se uma sinalização de emergência possuir uma seta de direção, todos devem saber para onde ir. Uma vez que a ASR A1.3 não informa inequivocamente para onde ir através da posição das setas, iremos apresentar aqui novamente os pontos mais importantes para si, com base na legislação internacional normalizada.



  • A seta aponta para a direita: ir para a direita

  • A seta aponta para a esquerda: ir para a esquerda

  • A seta aponta para cima: ir em frente (possivelmente através de uma porta) ou subir um andar

  • A seta aponta para baixo: descer um andar/ir para baixo (atenção: este sinal já foi usado para ''ir em frente''*.)

  • A seta aponta diagonalmente para cima à direita: subir à direita ou cruzar uma área livre diagonalmente para a direita

  • A seta aponta diagonalmente para cima à esquerda: subir à esquerda ou cruzar uma área livre diagonalmente para a esquerda

  • A seta aponta diagonalmente para baixo à direita: descer à direita

  • A seta aponta diagonalmente para baixo à esquerda: descer à esquerda


*Nota: a norma ISO 16069 especifica que a seta que aponta para cima deve ser entendida como ''em linha reta''. O mesmo se aplica à instalação por cima de portas e saídas de emergência. Se ainda usar o sinal de emergência com a seta apontando para baixo, deve alterar isso urgentemente. Só assim é que se consegue compreender corretamente a sinalização em caso de emergência.



Qual a importância da sinalização de emergência?



A sinalização de emergência indica saídas de emergência, vias de evacuação e instalações de primeiros socorros. O objetivo é sempre salvar vidas humanas ou prestar assistência rápida em caso de acidente.



A fotoluminescência é importante


Para que as vias de evacuação permaneçam visíveis mesmo no escuro, os sinais de evacuação devem ser fotoluminescentes de acordo com a norma DIN 67510. Esta norma regula a duração mínima da fluorescência. Além disso, a visibilidade dos sinais deve ser assegurada pela sua colocação a uma distância adequada. Para mais informações, consulte o nosso guia de compras Distâncias de reconhecimento.