Proteção contra incêndio
Por muito que desejássemos que nunca precisasse dos produtos de proteção contra incêndios, é importante para nós que os tenha. Em caso de incêndio, não deixe nada ao acaso e guarde os seus produtos de proteção contra incêndios corretamente.
Na categoria Proteção contra incêndio temos produtos das seguintes marcas: VLITEX.
Quer apagar o fogo antes que comece um incêndio?
Está a arder. O que fazemos agora? No pior dos casos, toda a gente anda a correr e você quer extinguir o incêndio, mas não faz ideia onde estão os produtos de proteção contra incêndios mais próximos. Em caso ideal já está a ver os sinais de segurança contra incêndios do extintor e da manta antifogo e seus colegas seguem o sinal de saída de emergência para sair do edifício. Em caso ideal, também sabe o que está a arder e a melhor maneira de apagar o fogo. Isto porque os produtos de proteção contra incêndios recomendados diferem consoante as propriedades dos materiais da fonte de incêndio. Para saber quais os agentes extintores de que necessita, deve conhecer as classes de incêndio relevantes para a sua empresa.
Quantas categorias de fogo existem?
A proteção contra incêndios está dividida em cinco categorias: categoria A a D e categoria F.
Categoria A:
A extinção é feita principalmente com água, espuma, gel e pó ABC. Estes produtos de proteção contra incêndios são particularmente adequados para extinguir incêndios de materiais sólidos como papel, madeira e carvão, mas também de alguns têxteis e plásticos que ardem de forma a criar brasas. Além disso, os pequenos extintores de incêndio, tais como placas ou mantas antifogo, são abrangidos por esta categoria. As mantas antifogo são especialmente adequadas para a extinção de pequenos incêndios como, por exemplo, velas de mesa e fogos de cozinha (incêndios de gordura e óleo).
Categoria B:
O pó ABC, o pó BC, a espuma e o dióxido de carbono são aqui os agentes extintores que combatem os incêndios causados por líquidos ou substâncias que se tornam líquidas sob calor: por exemplo, gasolina, tinta, alcatrão, cera e plásticos como o termoplástico.
Categoria C:
Quando gases como o hidrogénio, gás natural, butano, propano, metano, etc. queimam, o pó ABC e o pó BC também podem ajudar no combate. Só é possível extinguir com dióxido de carbono se o extintor possuir um bico de jato.
Atenção: antes de extinguir incêndios causados pelo gás, certifique-se de que o fornecimento de gás é interrompido primeiro. Caso contrário, pode formar-se uma mistura gás-ar que leva a uma explosão.
Categoria D:
Quando metais queimam, necessita de agentes extintores especiais. Nunca tente extinguir incêndios de metais com água. O chamado pó D ou pó para fogo de metal é o melhor agente extintor. Este pó não está disponível? Então utilize areia, sal de degelo ou aparas de ferro fundido.
Categoria F:
A água também não deve ser utilizada em incêndios que envolvam óleos e gorduras alimentares. Para tal, existem agentes extintores especiais da categoria F, que normalmente consistem num tipo de espuma.
Nota adicional: a categoria E (para incêndios em instalações elétricas de baixa tensão) foi abolida, uma vez que os extintores comuns podem extinguir estes incêndios.
Pó ou espuma?
Com o pó ABC é possível extinguir incêndios das três primeiras categorias. Por esta razão, este agente extintor também é frequentemente mantido em casas particulares. Este pó possui um elevado poder de extinção e um efeito de extinção rápido.
Desvantagem: com o pó ABC, não só a fonte do fogo, mas também os arredores são geralmente afetados. Isto acarreta o risco de danos subsequentes, que podem ser maiores do que os danos causados pelo próprio incêndio.
A espuma de extinção, por outro lado, é adequada para as categorias A e B e pode ser diretamente aplicada sobre a fonte do incêndio. O ambiente é menos afetado. No entanto, o poder de extinção da espuma é inferior ao do pó.
Proteção contra incêndios – provavelmente a parte mais importante da segurança da sua empresa
Um incêndio pode pôr em perigo a existência da sua empresa. Paragens de produção e danos materiais são uma coisa, imagem da marca negativa, desconfiança entre investidores e funcionários, a outra. Este risco pode ser combatido com uma sofisticada estratégia de proteção contra incêndios. E sabe o que também pertence uma estratégia desse tipo? Isso mesmo, o armazenamento dos produtos de proteção contra incêndios como extintores e mantas antifogo em armários de aço independentes para o interior e exterior, caixas para extintores, que também podem ser utilizadas em camiões e veículos comerciais, e locais de armazenamento por baixo de cinzeiros. Estes são especialmente fabricados para este fim e, portanto, também marcados com as cores de sinalização correspondentes.
Além disso, é indispensável uma orientação clara através de sinais de proteção contra incêndios. Na categoria dos sinais de segurança contra incêndios poderá saber como fixar os sinais corretamente e no guia de compras Distâncias de reconhecimento mostramos as distâncias que os sinais devem ter até aos locais de trabalho mais próximos.
Notas: quanto mais frequentemente atualizar os seus conhecimentos e quanto melhor conhecer as instruções de segurança dos seus produtos de proteção contra incêndios, mais rápido e corretamente poderá agir em caso de emergência. O ciclo de manutenção legalmente regulamentado também deve ser respeitado. Tem mais alguma pergunta? Então entre em contacto connosco.