Sinais de aviso
Utilize sinais de aviso para chamar a atenção dos seus empregados para possíveis perigos em determinadas áreas. Importante: letras pretas sobre um fundo amarelo, que é válido internacionalmente. Desta forma, pode proteger a sua empresa e evitar acidentes de trabalho.
Sinais de aviso: reconhecer o perigo, agir com segurança
Mesmo os funcionários mais experientes não podem conhecer todas as fontes de perigo existentes nas instalações da empresa. Mesmo os visitantes despreocupados devem saber o que esperar no seu caminho através da empresa. Esta informação fornece sinais de aviso que indicam claramente um perigo e encorajam uma ação segura.
Quais os regulamentos dos sinais de aviso?
Os sinais de aviso como subcategoria dos sinais de segurança foram recentemente revistos e normalizados. Especialmente o simbolismo e a coloração geral e internacionalmente compreensível foram atualizados. De acordo com a DIN EN ISO 7010, os sinais de aviso devem ser triangulares e ter letras pretas no sinal da cor de fundo amarelo (RAL 1003).
Como orientação para a instalação e distribuição dos sinais na empresa, utilize o seguinte:
- Regulamento técnico para locais de trabalho ASR A1.3 ''Sinalização de segurança e saúde''
- Informação do Instituto Trabalho e Saúde do Seguro Social de Acidentes Alemão 211-041 ''Sinalização de segurança e saúde''
Por exemplo, é importante respeitar as distâncias de reconhecimento necessárias para os diferentes (tamanhos) dos sinais.
Para que perigos chamam os sinais de aviso a atenção?
Os triângulos amarelos destinam-se a alertar as pessoas para possíveis perigos para a saúde e segurança numa determinada área. Ao mesmo tempo, isso indica que os próprios sinais não são proibições explícitas ou instruções de ação, mas encorajarem um certo comportamento.
Isto aplica-se, por exemplo, aos perigos sazonais causados por avalanches de telhados ou mesmo por touros imprevisíveis em pastagens. Os sinais de aviso sobre o perigo de esmagamento de máquinas ou a presença de alta tensão ou radiação ótica são mais frequentes.
Como devem ser combinados os sinais de aviso?
Os sinais de segurança na empresa seguem uma diretiva clara: não deve haver dúvidas sobre o que deve ser feito ou omitido em uma determinada área. É por isso que os sinais de aviso são frequentemente combinados com sinais de obrigação e proibição adequados.
Para sinais de aviso de cargas em queda ou suspensas, é aconselhável um sinal de obrigação para a utilização da proteção de cabeça. No caso de áreas muito perigosas, são necessárias proibições para entrar numa determinada área. No entanto, deve certificar-se de que cada sinal cumpre as instruções de ação e é, portanto, indispensável. Sinais redundantes ou mesmo contraditórios diminuem o valor informativo e asseguram que a advertência originalmente óbvia seja eliminada ou mal compreendida.