Gestão de fugas
Gestão de fugas: quando se trata de mais do que simples manchas
Onde quer que o trabalho seja feito, algo pode correr mal. Onde quer que o trabalho industrial seja realizado, algo de perigoso pode correr mal. O legislador não corre riscos na gestão de fugas quando existem fugas de líquidos perigosos. Nem deve fazê-lo. Com o equipamento certo contra fugas de óleo, líquidos contaminantes da água ou substâncias inflamáveis, reduz os perigos para o ambiente, para os funcionários e para a empresa.
O que são fugas?
Fugas é o termo técnico para derrames – ou seja, um local com fuga através do qual líquidos, gases ou sólidos podem sair do seu recipiente ou sistema. No ambiente industrial, isto não se refere a água ou outras substâncias inofensivas. As fugas referem-se a meios que representam um perigo. Estes devem ser contidos e recolhidos imediatamente com os meios adequados de gestão de fugas, de modo a não poderem, por exemplo, infiltrarem-se no solo, incendiarem-se ou serem inalados.
O que é que faz parte da gestão de fugas?
Basicamente, a gestão de fugas é um subcampo do manuseamento de substâncias perigosas e trata de todas as ações e produtos destinados a prevenir ou conter as consequências do derramamento de substâncias perigosas.
As substâncias derramadas mais comuns incluem substâncias perigosas líquidas como, por exemplo, gasolina, óleos, solventes ou outras soluções químicas. As fugas podem ocorrer, por exemplo, durante a transferência ou o enchimento em bidões ou tanques ou devido à fadiga do material. Tais trabalhos e equipamentos de trabalho devem, portanto, ser sempre manuseados com produtos para a gestão de fugas. Estes incluem:
- Granulados aglutinantes para líquidos e pastas
- Absorventes aglutinantes para absorção de líquidos
- Barreiras para líquidos para calhas de escoamento, bidões e para trabalhos de enchimento em laboratório
- Conjuntos de emergência contra fugas com acessórios completos desde a contenção até à eliminação
- Cubas de emergência para a proteção aguda de recipientes
- Tubos e almofadas de absorção para colocação à volta de máquinas, bidões, etc.
- Skimmer para remover óleos estranhos em vários sistemas
Que regulamentos se aplicam à gestão de fugas?
O correto manuseamento de substâncias perigosas e o comportamento em caso de emergência são regulamentados de muitas maneiras. O teor de todos estes regulamentos é semelhante:
- Formação de todos os empregados no manuseamento de substâncias perigosas e na gestão de fugas
- Avaliação regular dos riscos, incluindo revisão e atualização de todas as medidas de proteção, planos de emergência e instruções de funcionamento
- Prevenção de fugas sempre que se manuseiam substâncias perigosas, mesmo que apenas pequenas quantidades sejam transportadas
- Armazenamento correto de todas as substâncias em equipamentos para o armazenamento de substâncias perigosas
As subtilezas destes regulamentos não devem ser subestimadas. É por isso que compilámos informações adicionais para si. Por exemplo, consulte as nossas FAQ sobre os absorventes aglutinantes, informe-se sobre o armazenamento de líquidos contaminantes da água ou obtenha dicas sobre o enchimento correto e seguro com bombas manuais. Teremos todo o gosto em explicar pessoalmente tudo o resto sobre a nossa gama de produtos para a gestão de fugas. Basta entrar em contacto connosco.