Sinais de segurança e placas

Por que motivo as abelhas são amarelas e pretas, os cogumelos mata-moscas vermelhos e algumas rãs azuis? Porque são perigosos. As cores de aviso dão imediatamente nas vistas: vermelho em combinação com branco, laranja e amarelo em combinação com preto são geralmente reconhecidas, dentro das convenções europeias, como cores para sinais de segurança.

Utilize sinais de segurança!



As normas ASR A1.3 e EN ISO 7010 estipulam e o bom senso não prescinde mais de: sinais de segurança e placas. As diretivas da segurança no trabalho e as normas continuam a ser importantes, pois proporcionam uma sinalética de segurança uniforme que, graças à norma, é utilizada em toda a Europa. Assim, os sinais de segurança e de proteção da saúde são compreendidos da mesma forma em todos os locais da sua empresa. As possibilidades de proteção e auxílio podem ser rapidamente encontradas graças às placas e os meios de trabalho, zonas de perigo e vias de circulação são utilizados e acedidos de forma consciente graças aos sinais de aviso e de obrigação. E quais os sinais de segurança que necessita na sua empresa?



Divididos por categoria: os nossos sinais de segurança



Vamos ser honestos: conhece todos os sinais de segurança que existem? Felizmente não necessita, pois existe uma divisão inequívoca em categorias e áreas temáticas. Conforme a área para a qual necessita do sinal de segurança existe uma grande variedade de placas adequadas.



1. Categoria E: sinais de emergência


As placas verdes são quadradas, os símbolos e as letras são em branco de sinalização. Assim, encontra rapidamente os seus equipamentos de primeiros socorros, as saídas de emergência e as vias de evacuação. As placas de evacuação devem ser legíveis na escuridão, por isso, durante o funcionamento normal estas são permanentemente iluminadas. Se a iluminação geral falhar, as placas estão carregadas e podem emitir automaticamente luz fluorescente.


2. Categoria P: sinais de proibição


Aqui, tudo é em vermelho de sinalização. O que não se pode fazer ou utilizar está generosamente rasurado.


3. Categoria W: sinais de aviso


Nas empresas, nas paredes e nas máquinas: placas de aviso triangulares identificam, através de pictogramas pretos, perigos potenciais e despertam a atenção com um amarelo de sinalização inequívoco. Assim, as pessoas devem prestar mais atenção ao seu meio envolvente.


4. Categoria M: sinais de obrigação


As placas de obrigação redondas evitam acidentes no local de trabalho. A utilização dos produtos para proteção no trabalho está claramente estipulada através de placas azuis: os pictogramas brancos solicitam um determinado comportamento.


5. Categoria F: sinais de segurança contra incêndios


Pictogramas brancos sobre fundo vermelho: em caso de incêndio, estas placas de proteção contra incêndios quadradas indicam onde estão os botões de alarme, as saídas de emergência e os extintores mais próximos. Para que permaneçam visíveis em caso de falha na iluminação geral, estas placas também têm que ser luminosas no escuro.



Quanto mais próximo melhor


Aliás: durante a instalação dos seus sinais de segurança é necessário garantir que os mesmos não estejam demasiado afastados da visão do observador. Isso é especialmente válido para as placas das saídas de emergência. O nosso guia de compras mostra quais as distâncias de reconhecimento que têm de ser respeitadas durante o planeamento dos seus letreiros de segurança. Se ainda tiver dúvidas ou perguntas, por favor, contacte-nos simplesmente.



Mais uma questão:


As placas autocolantes são uma boa opção para superfícies limpas e um excelente complemento aos restantes sinais de segurança. Mas isso também significa que as superfícies dos papéis de parede, dos armários e das estantes têm que ser primeiro limpas de resíduos de gordura e sujidade antes de aplicar as películas autocolantes.