Cadeiras e mesas ESD

Um posto de trabalho ESD sem cadeiras e mesas ESD não é mais do que um espaço de armazenamento ligado à terra. Para assegurar que cada um dos seus componentes convença com perfeita precisão e absoluta funcionalidade, preste atenção à ergonomia e à facilidade de utilização.

Na categoria Cadeiras e mesas ESD temos produtos das seguintes marcas: bimos, Treston, RAU.

Relevante
Quantidade de artigos: 40

Cadeiras de trabalho ESD e mesas de trabalho ESD: trabalhar em segurança sem tensão



Enquanto no escritório e na administração pensa principalmente na ergonomia das suas cadeiras giratórias e mesas de trabalho, na área ESD (quase) tudo gira em torno da equalização de tensão controlada. Abdicar de uma postura de trabalho confortável e saudável? Isso não é uma opção – as modernas cadeiras de trabalho ESD, desde bancos e cadeiras de trabalho até cadeiras giratórias, em combinação com as mesas de trabalho ESD oferecem soluções perfeitas!




Porque preciso de mesas e cadeiras de trabalho especiais para a área ESD?



Mesmo que as mesas de trabalho tenham um local fixo e dificilmente se tornem carregadas eletrostaticamente pela energia de fricção, são uma parte elementar do equipamento correto de um posto de trabalho ESD. A carga estática ocorre principalmente durante a utilização pelo pessoal e através do contacto com utensílios de trabalho no tampo da mesa. É por isso que as mesas de trabalho ESD são feitas de materiais condutores – desde o tampo em melamina até aos pés da estrutura com elemento de ligação à terra.



O risco que as cadeiras de trabalho representam é óbvio: as rodas e rodízios esfregam no chão, vestuário de trabalho esfrega no assento – por isso, as versões ESD são ainda mais cruciais assim que os seus empregados manusearem componentes eletrónicos sensíveis.




Que produtos ESD para que área de trabalho?



Existe um desafio especial para o mobiliário na sala limpa: especialmente nos laboratórios médicos, mas também, por exemplo, na produção de chips ou na indústria farmacêutica, não só se tem de evitar o risco de ESD, como também manter baixa a contaminação por partículas. As mesas e cadeiras de trabalho em salas limpas não são apenas condutoras, também têm de cumprir os requisitos da norma ISO 14644-1 sobre as classes de pureza. Superfícies extremamente lisas e acabamentos o mais perfeito possível facilitam a higiene e a limpeza.



Mesmo sem normas de salas limpas, é necessária uma limpeza simples na área ESD. No entanto, a ergonomia vem em primeiro lugar: as cadeiras e mesas compatíveis com ESD são facilmente ajustáveis em altura, apoiam a postura de trabalho correta e, assim, aliviam os seus empregados.



Ao escolher entre um banco de trabalho e uma cadeira giratória complexa com todas as propriedades ergonómicas, deve sempre optar por um modelo que se adapte melhor ao posto de trabalho. Quanto mais demorado for o trabalho e quanto mais concentração for necessária, mais abrangente deverá ser o equipamento da sua cadeira ESD.




Que acessórios ESD não devem faltar?



Uma das mais importantes fontes de descarga entre a cadeira ESD, a mesa ESD e o objeto de trabalho sensível é o ser humano. Por conseguinte, o pessoal na área ESD deve estar sempre equipado com acessórios ESD ligados à terra (como a fita de pulso ESD) e usar vestuário de trabalho ESD. Os pisos ESD por baixo das cadeiras e mesas asseguram uma descarga fiável.




Pode descobrir como todos estes fatores estão exatamente interrelacionados no nosso guia de produtos ESD: proteção contra descargas com consequências graves.