Rodas e rodízios ESD

Na área ESD, eliminou todas as fontes de descarga eletrostática. Mas e o transporte? As rodas ESD e os rodízios ESD oferecem a solução.

Na categoria Rodas e rodízios ESD temos produtos das seguintes marcas: Wicke.

Relevante
Quantidade de artigos: 18

Rodas ESD e rodízios ESD: seguros em qualquer local



A baixa resistência ao rolamento é um dos fatores mais importantes das boas rodas e rodízios. Para utilização em postos de trabalho ESD, contudo, não se trata apenas de conforto de transporte: os especialistas rolantes devem dissipar de forma fiável o atrito e a carga elétrica e, assim, evitar as descargas – e, assim, também superar um pouco a física. E é exatamente isso que as nossas rodas ESD e rodízios ESD de alta qualidade fazem.




O que são rodas e rodízios ESD condutores de eletricidade estática?



É necessária uma certa quantidade de fricção entre o solo e a roda para que as rodas e rodízios possam deslocar-se. No entanto, esta fricção cria desequilíbrios de tensão. Os pneus normais – por exemplo, nas rodas orientáveis e fixas – apostam em plásticos que são principalmente concebidos para resistir ao solo, a produtos químicos e ao desgaste. Aqui, a condutividade elétrica não é colocada em questão.



Estes plásticos não são adequados para o transporte de componentes sensíveis à ESD ou para a criação de um posto de trabalho ESD flexível. As rodas ESD e os rodízios ESD possuem portanto elastómeros termoplásticos (TPE) como pneus que impedem de forma fiável esta carga.




Quais são as diferentes versões?



As rodas e rodízios nas versões ESD podem ser selecionados como roda de substituição individual ou roda orientável ou fixa. Pode utilizá-los para equipar os aparelhos de transporte ESD ou preparar os recipientes ESD para a utilização móvel.




O que tenho de considerar nas rodas orientáveis ESD?



Os pneus condutores de eletricidade das rodas ESD podem deixar manchas oleosas em pavimentos porosos. Se estiver à procura de versões ESD para superfícies sensíveis, contacte-nos.



A baixa resistência ao rolamento e o conforto de condução com baixo nível de ruído são uma questão natural para todas as nossas versões. No entanto, de acordo com o produto, a capacidade de carga destas rodas é um pouco inferior à das versões comparáveis sem a função ESD. É necessário ter isto em consideração ao combinar a roda com o aparelho de transporte.




Como posso aumentar adicionalmente a proteção ESD?



Leve a ESD muito a sério. Todos os empregados que manuseiem componentes ou produtos sensíveis à ESD devem usar vestuário de trabalho ESD apropriado e receber formação sobre o comportamento de proteção especial contra as descargas elétricas. O próprio posto de trabalho ESD deve ser equipado com pisos ESD e o trabalho deve ser realizado exclusivamente em mesas e cadeiras ESD.




Para uma visão completa sobre o assunto, consulte o nosso guia de produtos ESD: proteção contra descargas com consequências graves.