Embalagens térmicas

Transportar e enviar corretamente bens sensíveis à temperatura e alimentos. Quer se trate de uma caixa térmica em poliestireno ou de uma embalagem térmica sustentável em cânhamo e palha, a nossa gama de produtos garante que as guloseimas, os medicamentos, os produtos farmacêuticos e outros bens sensíveis à temperatura estão bem protegidos durante a sua viagem.

Na categoria Embalagens térmicas temos produtos das seguintes marcas: BITO.

O que é uma caixa térmica?



As embalagens térmicas são um recipiente isolante, bem vedado por difusão, que não deixa entrar nem sair calor ou frio. Muitos bens sensíveis à temperatura têm de ser transportados e armazenados a determinadas temperaturas. Neste caso, é importante manter meticulosamente a cadeia de frio ou proteger os produtos com temperatura controlada contra o arrefecimento.



O efeito de arrefecimento pode ser controlado através da utilização de elementos de arrefecimento. Estas embalagens são, por isso, obrigatórias na logística da cadeia de frio. Os bens sensíveis à temperatura podem ser arrefecidos até 96 horas. Isto aplica-se tanto a alimentos como a produtos do setor das ciências da vida e a medicamentos ou produtos farmacêuticos. Mesmo o envio de produtos congelados pode ser efetuado com uma caixa de isolamento adequada e acessórios para refrigeração.



Que embalagens térmicas existem?



A nossa gama de caixas de cartão e caixinhas para o comércio alimentar e o transporte de medicamentos que necessitam de refrigeração em conformidade com as diretivas está dividida em duas categorias básicas:



1. Caixas térmicas para o envio



2. Caixas de isolamento para o fornecimento de produtos quentes/frios



As caixas de isolamento para o fornecimento também podem ser enviadas numa caixa de cartão como uma encomenda, se as dimensões forem adequadas. No entanto, as embalagens térmicas designadas para envio impressionam agora com ideias de materiais inovadores que repensam completamente o tema das caixas térmicas para o comércio alimentar, a indústria farmacêutica e as ciências da vida. É feita uma distinção entre os seguintes materiais:



  • Palha: isolamento semelhante ao poliestireno e fabricado inteiramente a partir de matérias-primas renováveis.

  • Cânhamo: os mesmos dados de desempenho que o poliestireno, as caixas são mesmo adequadas para o transporte em congelados graças ao seu excelente isolamento.

  • As caixas térmicas e os conjuntos de caixas térmicas em poliestireno combinam as vantagens das caixas de cartão simples com a capacidade de refrigeração das embalagens térmicas. O conjunto inclui packs de frio.


Quanto tempo é que os alimentos se mantêm quentes ou frios?



As embalagens térmicas como caixas de isolamento para alimentos são testadas de acordo com a norma DIN EN 12571. As especificações referem-se ao transporte por um curto período de tempo. A queda de temperatura para alimentos quentes não deve exceder dez graus Celsius em três horas. Para os alimentos frios, esta queda é de sete graus Celsius.



Que cuidados devo ter quando envio alimentos frescos?

Os produtos perecíveis devem manter a cadeia de frio ao longo de todo o percurso de transporte. Existem determinados limites máximos para o aumento da temperatura dos diferentes produtos. Para enviar a sua encomenda em segurança, deve



  • enviar o produto alguns graus abaixo do limite máximo admissível,

  • embalar o produto numa caixa térmica com elementos de arrefecimento (temperatura aprox. –20 graus Celsius),

  • distribuir os elementos de arrefecimento pelos lados da embalagem e colocá-los também por cima,

  • colocar os produtos mais sensíveis à temperatura no centro,

  • impedir a circulação de ar na embalagem com material de enchimento,

  • identificar a encomenda em conformidade,

  • escolher o percurso de transporte mais rápido possível.


Teremos todo o gosto em aconselhá-lo detalhadamente sobre a embalagem térmica ou a caixa térmica adequada para alimentos e medicamentos. Basta entrar em contacto connosco.