Voltar
Guia de produtos Meio ambiente

Detergentes a frio

Os detergentes a frio à base de hidrocarbonetos possuem uma força dissolvente para muitas sujidades de difícil limpeza como, p.ex., óleo e gordura, alcatrão ou ceras endurecidas.

Modo de funcionamento

Graças à tensão da superfície e às excelentes propriedades de penetração, eles conseguem penetrar nos espaços mais pequenos. De acordo com o lema “o mesmo dissolve o mesmo”, o detergente a frio à base de hidrocarbonetos dissolve a sujidade, penetra na mesma e mistura-se com os óleos e gorduras soltando-as, podendo posteriormente ser simplesmente lavado ou removido com um pincel.

Detergentes a frio wt$

Fig.: O detergente penetra na sujidade e separa-a da superfície

Outros dois argumentos a favor dos detergentes a frio, são o facto de serem inofensivos a nível higiénico e medicional, tal como constituirem um reduzido potencial de perigo. Ambas as situações podem ser confirmadas com certificados de inocuidade, pareceres de compatibilidade dermatológica e medições dos valores-limite no local de trabalho.

Os detergentes a frio modernos com um circuito de reciclagem fechado são um contributo decisivo para evitar a poluição do meio ambiente, reduzir os resíduos, proteger os recursos e minimizar os riscos.

O que são detergentes a frio?

Os detergentes a frio são produtos à base de hidrocarbonetos - um elemento do petróleo. No petróleo extraído diretamente da sua fonte, ainda existem todas as componentes naturais. Para além do teor em água ou metais, ainda existem os elementos de carbono e hidrogénio ou as suas diferentes estruturas moleculares como, por exemplo, parafina, nafta e hidrocarboneto aromático.

Diretamente na unidade de extração do petróleo ou imediatamente a seguir, a matéria prima é limpa (filtrada, centrifugada e determinada) até à separação física da água e dos metais do petróleo. Assim, o petróleo torna-se em óleo cru.

Para produzir produtos de elevada qualidade como gasolina, óleo combustível ou também detergente a frio, o óleo cru é tratado através de processos de separação como a destilação ou a refinação até ser obtido o óleo mineral. Diferente do seu antecessor, o óleo mineral é apenas composto, na sua maioria, por três estruturas moleculares do hidrocarboneto.

Assim, os detergentes a frio à base de hidrocarbonetos são perfeitos para remover a sujidade ou o revestimento de produtos à base de óleo mineral. E, graças à sua base de hidrocarbonetos, eles podem ser reciclados a quase 100%.