Projetos e referências

Mais espaço para a qualidade

A Egon Grosshaus GmbH & Co. KG transformou um nave industrial e o laboratório de ensaios em escritórios para a garantia de qualidade, sem proceder a qualquer alteração na construção base.

No meio da Sauerland, entre as montanhas Ebbe e Rothaargebirge, situa-se a Lennestadt. Aqui se encontra um mar verde intenso de pinheiros, já habitual do Sauerland, mas que deslumbra todos os citadinos. A cidade de Lennestadt está coberta por 60 porcento de arvoredo. Paisagens de colinas repletas de verde até onde a vista alcança.

Neste local idílico fica situada a sede da Egon Grosshaus GmbH & Co. KG, uma empresa de média dimensão dedicada principalmente à técnica de estampar, puncionar e flexão de metais. A empresa já celebrou 75 anos de existência. Desde sempre gerida pela família, atualmente é Patrick Grosshaus, a terceira geração, a gerir a empresa que emprega cerca de 500 trabalhadores. A empresa tem uma importância económica crucial para a região e, a nível mundial, é famosa por ser fornecedora de produtos metalúrgicos para a indústria automóvel.

Grosshaus ler
Jens Rarbach, diretor da gestão de qualidade na Grosshaus GmbH & Co. KG, ocupará em breve novas instalações com a sua equipa graças a uma solução de espaço criada dentro de outro espaço pela {cms.var.company_name}.

Pormenores em grande

Um grande número de produtos da Grosshaus destinam-se ao mercado automóvel. Um dos produtos de maior êxito é a guarnição do cinto de segurança, que é usada para a proteção dos ocupantes dos automóveis. Ainda mais do que nas outras áreas, é necessária precisão, pois, na verdade, trata-se de proteger vidas humanas.

Dr. Christof Arens dirige o laboratório de ensaios interno e esclarece com que elevada precisão as peças são medidas na Grosshaus: “Os aparelhos de medição que temos medem ao micrómetro, o que corresponde a um milésimo de milímetro. A título de curiosidade e como comparação: um cabelo tem cerca de 25 micrómetros.” Por conseguinte, a peça tem de cumprir as medidas com precisão antes de sair do controlo de qualidade para o cliente.

Grosshaus ler

Para proporcionar à garantia de qualidade e ao laboratório de ensaio as melhores condições e aproximar estes dois setores da produção, foi decidida a mudança destes para um andar acima da produção. O desafio: na nave existente deveria ser criada uma estrutura espacial adequada, incluindo escritórios, sem que o edifício sofresse alterações.

Thorsten Oest (à esquerda), diretor de vendas regional da kaiserkraft, analisa com Christof Arens (ao centro), diretor do laboratório de ensaios, intensivamente o planeamento do projeto.

Além disso, os caixilhos das portas e janelas, tal como o resto do edifício, devem ter as cores da empresa. Por isso, a Grosshaus consultou a kaiserkraft.

O projeto foi planeado e acompanhado cuidadosamente por Thorsten Oest, diretor de vendas regional da kaiserkraft em Haan. Ele afirmou: “Como as divisões planeadas tinham de ser integradas na nave industrial existente, optamos pelo sistema de paredes separadoras. A montagem final do sistema é feita no local e, depois, ainda é possível adaptações para, por exemplo, ligações de parede.”

Uma vantagem enorme, que na Grosshaus foi usada diversas vezes.

Grosshaus ler

Soluções espaciais personalizadas

Desde há mais de 15 anos que existe a cooperação entre a Grosshaus e a kaiserkraft. Tal como é habitual, esta teve início com um sistema modular. Ao longo dos anos foram adicionados mais sucessivamente. Até que este ano foi criada a solução mais flexível de todas.

Dr. Christof Arens recorda os primórdios do projeto deste ano: “É evidente que tinham de ser considerados numerosos detalhes. Pois, quando os módulos estivessem colocados seria tarde demais. Foi precisa alguma dedicação às plantas de construção.”

Primeiro, foi preciso ter em consideração as diversas alturas de teto dentro do laboratório de medição. Como as máquinas possuem diferentes alturas de manutenção, foi necessário elevar partes do teto em 30 centímetros. Um outro desafio foi o revestimento do piso. Enquanto que nos escritórios é aplicado um piso com tratamento final em PVC com 2,4 milímetros, o laboratório possui um piso em betão, para que possa suportar os pontos de carga das máquinas de medição e, ao mesmo tempo, reduzir a transmissão de vibrações.

Como o espaço era para integrar também escritórios, tiveram de ser criados até 25 postos de trabalho. Para o diretor de qualidade Jens Rarbach, por exemplo, foi criado um escritório privado através da solução de espaço dentro de espaço.

Grosshaus ler
Grosshaus ler

Dia da aceitação: Thorsten Oest verifica se o elemento com janela articulada /giratória funciona na perfeição.

As janelas articuladas/giratórias garantem o abastecimento de ar fresco e luz natural. Onde existiam construções com pilares, foram feitos entalhes de precisão.

“Mas a partir de uma determinada largura foi necessário montar outros elementos de apoio por razões estáticas. Isso foi solucionado no local com recurso a pilares de aço com apoios de teto” – explica Thorsten Oest. “Em especial com os sistemas de paredes separadoras podemos aconselhar o cliente personalizadamente até ao mais pequeno detalhe. O nosso serviço vai desde os acabamentos junto ao solo, passando pelos canais para cabos até às componentes de iluminação.”

Voltar à página de projetos

Contacto

Se pretende a elaboração de um projecto, não hesite em contactar-nos. Os nossos especialistas poderão aconselhá-lo.