Voltar
Guia de produtos Meio ambiente

Armazenamento de líquidos inflamáveis e contaminantes da água em armários para químicos e protetores do ambiente

Nota: respeite as prescrições e as normas em vigor no seu país. Obtenha informações mais detalhadas junto das entidades competentes no seu país.

Bases legais e definições gerais

Proteções de trabalho

A entidade empregadora é responsável pelas medidas necessárias da lei alemã da proteção do trabalho que influenciam a segurança e a saúde dos trabalhadores durante o trabalho.

É obrigada a verificar se as medidas são eficazes e, se necessário, adaptá-las às condições. Ele ainda deve ambicionar uma melhoria da segurança e da proteção da saúde dos empregados. Para isso, ele pode usar os armários para químicos e protetores do ambiente. Estes armários garantem segurança à entidade empregadora e ao trabalhador!

Armazenamento homologado de líquidos contaminantes da água

O manuseamento e o armazenamento de substâncias perigosas representa, por norma, um grande risco de perigo. Para proteger as pessoas e o meio ambiente, é necessário cumprir as exigências especiais da legislação nacional nas empresas que trabalham e manuseiam substâncias perigosas. Isso é cumprido através de, por exemplo, a utilização de armários de segurança especiais.

Arrumação e armazenamento de químicos

Armazenamento de líquidos inflamáveis e contaminantes da água em armários para químicos e protetores do ambiente wt$

Armário protetor do meio ambiente com compartimento de segurança tipo 30

As substâncias perigosas devem ser guardadas ou armazenadas de modo a não constituir perigo para a saúde das pessoas e o meio ambiente. Para isso, é necessário tomar medidas convenientes para não ocorrer uma utilização abusiva nem um uso incorreto.

Para evitar uma utilização abusiva ou errada, deve-se garantir que as substâncias perigosas não possam ser trocadas entre si ou confundidas por alimentos. Por essa razão, é obrigatório prestar atenção para não guardar ou armazenar alimentos em conjunto com substâncias perigosas. Esse procedimento é proibido e constitui perigo de vida!

As substâncias perigosas só podem ser armazenadas em recipientes produzidos de materiais que cumprem as respetivas exigências. Os recipientes originais correspondem a essas exigências.

No entanto, os próprios recipientes têm de ser armazenados em locais/armazéns/armários adequados.

Durante o armazenamento deve-se ter atenção a:

  • No caso de recipientes de plástico existe o perigo de ficarem frágeis, deformados ou fundidos, especialmente nos líquidos orgânicos.
  • Os recipientes de alumínio não podem ser utilizados para substâncias à base de tetracloreto de carbono (CCI4), para substâncias alcalinas fortes recomendamos garrafas em polipropileno (PP) e não garrafas de vidro.
  • As substâncias perigosas não podem ser guardadas ou armazenadas em condições em cuja forma ou identificação possa ser confundida com alimentos.
  • As substâncias perigosas que libertam gases, vapores, névoa ou fumo perigosos devem ser armazenadas em armários com uma ventilação eficaz.

Os líquidos inflamáveis têm de ser guardados em armários de segurança especiais com elevada classe de resistência ao fogo que

  • estão conetados a uma ventilação eficaz que garante uma renovação de ar de, pelo menos, 10 ciclos por hora e que conduz os gases e os vapores libertados para o exterior,
  • estão equipados no local de colocação mais baixo com uma cuba coletora em material não inflamável que recolhe, pelo menos, 10 % da quantidade de armazenamento máxima permitida, mas, no mínimo, a capacidade do recipiente maior,
  • estão equipados com portas que fecham automaticamente e identificados no lado frontal das portas com símbolos de advertência “Aviso, substâncias inflamáveis” e de proibição “Proibido fazer fogo, chamas abertas e fumar”,
  • em caso de incêndio evitam o alastramento das chamas, por exemplo, através da interrupção da ventilação do armário.
Armazenamento de líquidos inflamáveis e contaminantes da água em armários para químicos e protetores do ambiente wt$

Compartimento de segurança tipo 30

Se esse tipo de armários não estiver disponível, também podem ser usados armários para químicos que disponibilizam um nível de armazenamento em forma de um compartimento de segurança com a classificação tipo 30. Este compartimento apresenta todas as características de segurança relevantes de um armário de segurança resistente ao fogo.

As substâncias e preparações venenosas (incl. substâncias ou preparações cancerígenas, mutagénicas e perigosas para a reprodução das categorias 1 e 2) devem ser guardadas ou armazenadas em locais que só técnicos qualificados têm acesso a essas substâncias perigosas!

Armazenamento em conjunto

O potencial de perigo que ocorre devido ao armazenamento de químicos, não depende apenas da quantidade armazenada, mas também do seu nível de perigo. Um armazenamento livre não é permitido. Assim podem ser armazenados químicos entre si que, devido a razões de segurança, devem ser armazenados separadamente.

Armazenamento de substâncias especiais como ácidos e soluções alcalinas

Os ácidos e as soluções alcalinas têm de ser armazenadas separadamente, pois elas podem libertar vapores agressivos! Se essas substâncias forem armazenadas num armário, elas devem ser armazenadas em compartimentos separados e o armário tem de ser conetado a um sistema de ventilação de modo a garantir uma ventilação permanente. A identificação das áreas deve ser realizada de modo a evitar um armazenamento conjunto dos ácidos e das soluções alcalinas.

Esses armários têm de estar equipados com cubas e fundos resistentes à corrosão.

A pedido, armários para ácidos e soluções alcalinas para a armazenagem homologada de ácidos e soluções alcalinas.

Armazenamento de agrotóxicos

Armazenamento de líquidos inflamáveis e contaminantes da água em armários para químicos e protetores do ambiente wt$

Armário de agrotóxicos

Os agrotóxicos são substâncias e preparações químicas e biológicas que podem contaminar a água e, por isso, necessitam de um armazenamento seguro.

Os agrotóxicos devem ser exclusivamente guardados em embalagens originais fechadas. Além disso, aplica-se: Por norma, não podem ser utilizados materiais inflamáveis como meios de construção. Não devem ser utilizadas estantes de madeira, nem as embalagens devem permanecer nas caixas de cartão.

O armazém ou o armário de químicos/protetor do meio ambiente deve ser identificado como armazém de agrotóxicos e marcado com a inscrição Agrotóxicos – acesso interdito a pessoas estranhas.

Os armários protetores do meio ambiente devem possuir o símbolo Ü de forma a indicar que as cubas coletoras são respetivamente estanques.

Nesses armários também é necessário ter atenção à capacidade de recolha das cubas de encaixar. No caso do armazenamento de agrotóxicos, é necessário recolher 10 % da quantidade de armazenamento mas, no mínimo, o volume do maior recipiente no caso de fugas. Nas áreas de águas protegidas, toda a quantidade armazenada tem de ser recolhida. Aqui poderá ser necessário equipar o armário com cubas de encaixar maiores.

Propriedades dos armários de químicos/protetores do meio ambiente

De acordo com o tipo da substância a ser armazenada, é necessário cumprir determinadas exigências mínimas. Só assim é que se garante um armazenamento seguro.

Para um armazenamento seguro e homologado de químicos e venenos não inflamáveis existem os armários de químicos/protetores do meio ambiente. Esses armários servem para o armazenamento homologado de líquidos e venenos não inflamáveis, contaminantes da água nos locais de trabalho.

Opcionalmente, esses armários estão equipados com uma cuba coletora verificada especialmente em relação à estanqueidade e respetivamente assinalada com um certificado.

As substâncias que, devido às suas propriedades, não necessitam de aspiração, podem ser armazenadas em armários de químicos ou vitrines. Alguns armários de químicos possuem portas com vidros, essa vitrificação tem de ser em vidro de segurança ou em materiais com, pelo menos, semelhantes propriedades de segurança (vidro laminado, plexiglas, policarbonato).