Voltar
Guia de produtos Meio ambiente

Informações sobre o enchimento correto e seguro com bombas manuais

Enchimento seguro com bombas manuais – como escolher e utilizar corretamente a bomba manual!

Segurança acima de tudo

Os líquidos perigosos nunca podem ser vazados diretamente. Mesmo a utilização de um funil não garante a segurança necessária durante o vazamento de líquidos perigosos.

  • Grande perigo de acidente devido a escorregar em superfícies sujas
  • Doenças da pele ou envenenamentos devido a químicos derramados
  • Perigo para a saúde devido a vapores nocivos

Durante o vazamento de líquidos deve-se ter o máximo de cuidado - para a sua proteção pessoal! A aquisição de uma bomba adequada para realizar processo de vazamento com líquidos perigosos é um investimento na segurança e na saúde dos seus trabalhadores que é recuperado após pouco tempo.

Informações sobre o enchimento correto e seguro com bombas manuais wt$

A escolha da bomba correta

A escolha da bomba de enchimento adequada depende do tamanho e do tipo de recipientes, do débito pretendido e da aplicabilidade da bomba em relação à substância a ser bombeada. Para além disso, a bomba tem de ser resistente à substância a ser bombeada e, em muitos âmbitos de utilização, é necessário respeitar as prescrições especiais sobre a proteção no trabalho e do meio ambiente.

Potência de bombagem

As bombas elétricas são a primeira escolha quando se trata de bombear grandes quantidades num local fixo. A maior potência de bombagem poupa tempo e esforço. A aquisição de uma dispendiosa bomba elétrica para bidões não é sempre rentável; muitas vezes também falta uma tomada elétrica no local de utilização, p.ex. no exterior, no armazém de montagem ou no local de armazenamento da substância. No caso de pequenas quantidades a serem bombeadas, as bombas manuais são uma alternativa interessante em relação às bombas elétricas graças à sua independência em relação à corrente elétrica e à sua boa relação preço/qualidade. Nós oferecemos uma vasta gama de aparelhos de enchimento para bombear as substâncias dos recipientes, vasilhas, bidões e tanques.

Tamanho e tipo de recipiente

Para bombear pequenas quantidades de até aprox. 60 litros de vasilhas e bidões pequenos são adequadas as bombas que funcionam de acordo com o princípio da sobrepressão de ar. Através de um balão ou êmbolo na bomba é bombeado ar para dentro do recipiente. Deste modo é criada uma sobrepressão no recipiente e o líquido é bombeado pelo tubo de ascensão para o exterior. Para bidões maiores e recipientes abertos são adequadas bombas para bidões nas quais o líquido é aspirado e expulso. Esta gama de bombas carateriza-se pela construção robusta com boa potência de bombagem e um manuseamento fácil. Através de tubos com diferentes comprimentos, as bombas adaptam-se a todos os recipientes comerciais. As válvulas de aspiração no fundo garantem um esvaziamento quase total.

Informações sobre o enchimento correto e seguro com bombas manuais pha

Materiais

A escolha mais acertada são bombas industriais robustas em materiais de elevada qualidade como polipropileno (PP) para ácidos e soluções alcalinas ou aço inoxidável V2A (1.4301) para líquidos inflamáveis. Qualquer que seja o caso, recomendamos vedações em PTFE. Verifique sempre se o material é resistente contra a substância a ser bombeada. Em muitos casos, a lista de resistência química é uma boa ajuda.

Ácidos e soluções alcalinas

Os ácidos, as soluções alcalinas e os agentes de limpeza podem ser bombeados com segurança bombas em PP ou, no caso de concentrações mais elevadas, em PTFE ou PVDF. A nossa gama inclui muitas bombas de plástico, tanto com arco de descarga fixo como também com mangueira de descarga e torneira de fecho para o enchimento de recipientes que se encontram a uma distância mais longa e a uma altura mais elevada. Durante o manuseamento de líquidos ácidos e agressivos, é necessário ter em atenção a proteção adequada do utilizador. É indispensável usar uma proteção corporal como luvas, óculos de proteção, avental e máscara respiratória.

Informações sobre o enchimento correto e seguro com bombas manuais wt$

Líquidos inflamáveis

As nossas bombas em aço inoxidável para bidões e bombas para solventes possuem a homologação da Dekra de modo a cumprir os requisitos em combinação com um conjunto antiestático e até são adequadas para a utilização na zona com perigo de explosão da classe 0. Os respetivos certificados podem ser disponibilizados a pedido.

Informações sobre o enchimento correto e seguro com bombas manuais pha

Enchimento estanque ao gás

No caso de substâncias voláteis como, por exemplo, amoníaco existe a formação de vapores perigosos nos recipientes. A saída do vapor para o ambiente de trabalho e a colocação do utilizador em perigo pode ser reduzida através de uma união roscada para bidão estanque ao gás. No caso de substâncias especialmente tóxicas, com grande odor e muito voláteis é indispensável a utilização de um sistema de enchimento fechado com uma conduta de deslocamento do gás. Este processo conduz os gases de evacuação que se formam diretamente de volta para o recipiente original. Os gases perigosos para a saúde permanecem no sistema; assim garante a segurança máxima durante o enchimento. As bombas com deslocamento do gás estão disponíveis a pedido.

Informações sobre o enchimento correto e seguro com bombas manuais wt$

Conexões dos recipientes

Ao contrário do bidões de metal, que normalmente possuem uma rosca fina de R2", os bidões de plástico não possuem uma rosca de ligação normalizada. Para uma fixação segura da bomba ao bidão ou ao recipiente existe, por norma, duas soluções.

Por um lado, a bomba pode ser enroscada no bidão com uma união que é especialmente adaptada à rosca existente, eventualmente em combinação com um adaptador. Por outro lado, podem ser usadas soluções universais como, por exemplo, bujões cónicos para bidões. Se a sua rosca for diferente da de 2" normal, a tabela a seguir oferece ajuda para determinar o tamanho da rosca.

Informações sobre o enchimento correto e seguro com bombas manuais pha

Ajuda para determinar a sua rosca adequada

Informações sobre o enchimento correto e seguro com bombas manuais wt$
Informações sobre o enchimento correto e seguro com bombas manuais wt$

Tabela das roscas

As designações antigas e alternativas das roscas estão a negrito

  • Rosca 51 mm, DIN 51: A = 53 mm, B = 5 mm, C = 50,5 mm, dente de serra
  • Rosca 61 mm, DIN 60: A = 59 - 60 mm, B = 6 mm, C = 55,8 mm, dente de serra
  • Rosca 61 mm, DIN 60: A = 61 mm, B = 6 mm, C = 55,8 mm, dente de serra
  • Rosca 71 mm, DIN 71: A = 71 mm, B = 6 mm, C = 66,5 mm, dente de serra
  • Rosca 2" BSP, 2" rosca fina para bidão de aço: A = 59 mm, B = 2,2 mm, C = 57,5 mm, standard
  • Rosca 63 mm, 64 mm BSI: A = 64,5 mm, B = 5 mm, C = 60 mm, dente de serra
  • Rosca 35 mm: A = 33,5 mm, B = 5 mm, C = 32,7 mm, redondo/standard
  • 2" rosca Mauser anel L: A = 69,5 mm, B = 5,5 mm, C = 65 mm, dente de serra
  • Rosca Tri-Sure, 2" rosca V. Leer/Tri-sure: A = 56 mm, B = 3,5 mm, C = 52,5 mm, dente de serra
  • Rosca EUA: A = 63,2 mm, B = 4,25 mm, C = 57,5 mm, dente de serra
As nossas principais categorias deste guia