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O novo acionamento elétrico para aparelhos de transporte

Os porta-cargas rolantes EUROKRAFT com uma largura de 700 mm e 800 mm podem agora ser equipados com um prático acionamento elétrico. O novo acionamento elétrico facilita a movimentação de cargas de até 500 kg contribuindo substancialmente para um trabalho mais rápido e eficiente.

 

Os carros de andares, carros de montagem e carros de caixa aberta em arame, chapa ou madeira podem ser movidos com muito mais facilidade com recurso ao motor elétrico. Tanto os trabalhadores como os porta-cargas rolantes são aliviados graças à força de acionamento adicional. Torna-se bastante mais fácil guiar e o esforço diminui nitidamente quando se puxa o carro, mas mesmo empurrar o carro é mais fácil. A utilização do acionamento elétrico fomenta a ergonomia no posto de trabalho, passos de trabalho rápidos e a conservação do inventário.

 

O acionamento elétrico pode ser movido a duas velocidade para trás e para a frente. A velocidade para a frente é de 4 a 5 km/h e para trás de 3 a 3,5 km/h.

 

Mesmo com uma carga de 500 kg, o motor permite um funcionamento contínuo de uma hora com a bateria totalmente carregada.

Aplicação do acionamento elétrico

A montagem do acionamento elétrico no porta-cargas rolante é fácil e rápida com recurso a apenas dois parafusos. A travessa existente com as rodas fixas é removida soltando os parafusos e passa a ser aplicado o acionamento elétrico no mesmo local apertando os parafusos. A bateria é montada pelo próprio utilizador.

 

Por fim, apenas é necessário aplicar o transmissor com o suporte de encaixe no varão de empurrar. Isso é feito rapidamente com uma braçadeira de alumínio e uma porca sextavada. O varão de empurrar pode ter um diâmetro de tubo entre 30 a 33 mm.

 

O acionamento elétrico pode ser facilmente montado em transportadores de segurança, armários móveis e mesas com rodas.

Medidas de segurança no equipamento

Um equipamento técnico que é utilizado diariamente em empresas e fábricas deve estar protegido com dispositivos de segurança importantes. Para a proteção contra incêndios provocados por curto-circuitos ou sobreaquecimento do sistema eletrónico, a função de segurança coloca o comando em paragem de emergência. Uma paragem de emergência também é provocada por subtensão para proteger a bateria de uma descarga completa.

O acionamento elétrico está concebido de modo a que, em caso de utilização correta, o motor em funcionamento contínuo apenas fique quente de modo a que se possa tocar. Por conseguinte, um motor quente pode, pouco tempo depois de ter sido utilizado, ser tocado com as mãos.

Uma medição de corrente bem concebida garante a proteção necessária contra sobrecarga e permite, além disso, que o acionamento elétrico se possa desligar automaticamente, se houver obstáculos ou resistências durante o percurso.


O equipamento possui um transmissor cujo recetor está aplicado no motor elétrico. Se o transmissor estiver demasiado afastado do recetor, haverá uma paragem de emergência. Os dois botões superiores movem os carros de transporte lentamente para a frente e para trás. Os dois botões inferiores movem os carros mais depressa.

O transmissor tem de estar encaixado no equipamento, para que este possa ser movido. Assim, a remoção do transmissor impede a utilização indevida do acionamento elétrico.

O transmissor removido apenas pode emitir um sinal de paragem. Isto é feito através do botão de desligamento de emergência. Não é possível utilizar outros transmissores para operar o equipamento.

Quando o acionamento elétrico não é utilizado durante um período de tempo predefinido, ele muda automaticamente para o modo de standby.

 

Produtos EUROKRAFT disponíveis com acionamento elétrico

O módulo elétrico pode também ser adquirido separadamente em KAISER+KRAFT para poder equipar os carros de transporte que já possui. Se estiver a estudar a aquisição de novos porta-cargas rolantes, agora já os pode adquirir com o respetivo acionamento elétrico. O módulo e os produtos fornecidos com o módulo elétrico adequado podem ser consultados aqui.