Tendências de embalamento

A que deve prestar atenção ao embalar os seus produtos

2021/08/31

Pense na última vez que desembalou um pacote. Quer tenha sido o novo smartphone no seu primeiro dia de trabalho ou a nova impressora no escritório. Qual é a primeira coisa que se vê ao desempacotar? Isso mesmo – a embalagem.

A embalagem representa o primeiro contacto do cliente com um produto. O design profissional faz com que o consumidor associe uma elevada qualidade ao produto. A principal função é a proteção de transporte, mas tem ao mesmo tempo um carácter representativo, para o qual a primeira impressão é decisiva.

A publicação do blogue que se segue aborda as tendências nas áreas das embalagens primárias e secundárias, as quais são ilustradas com exemplos práticos. Durante o processo, destacamos aquilo a que deve prestar atenção para ser bem-sucedido no futuro. Em seguida, fornecemos uma perspetiva sobre o sentido seguido pelo setor da embalagem.

Uma vista de olhos na indústria da embalagem

A globalização, as tecnologias inovadoras e as crescentes exigências dos consumidores têm um impacto significativo numa indústria da embalagem em constante crescimento. O volume total do mercado de embalagens em todo o mundo está estimado em pouco menos de 900 mil milhões de euros (em 2019). Só na Alemanha, o desempenho total da indústria das embalagens é superior a 50 mil milhões de euros. Isto corresponde a cerca de 2% do produto interno bruto. A posição cimeira global é ocupada pela engenharia mecânica na região DACH. Mais de 5000 empresas na Alemanha, Áustria e Suíça trabalham no setor da embalagem.

As novas tecnologias e a utilização de diversos materiais permitem aos distribuidores reagir rapidamente às tendências e adaptarem-se às exigências dos clientes. As cinco principais tendências do setor da embalagem podem ser resumidas pelas seguintes categorias:

Tendências de embalamento wt$

O que nos reserva o futuro?

Nos próximos anos, cada vez mais as embalagens serão produzidas a partir de materiais biológicos 100% biodegradáveis. Os exemplos que se seguem proporcionam um vislumbre dos desenvolvimentos atuais.

Embalagens inteligentes

Tendências de embalamento wt$

Para combater o desperdício alimentar, está a ser promovido o desenvolvimento de “embalagens ativas”. As embalagens para alimentos capazes de prolongar o prazo de validade e reduzir assim os resíduos alimentares, o que proporciona um aumento da procura.

Por exemplo, existem indicadores inteligentes na embalagem que mostram a frescura, temperatura e primeira abertura do produto. Estes destinam-se a ajudar os consumidores a tomar decisões conscientes sobre o consumo de bens.

Cogumelos em vez de poliestireno

Tendências de embalamento wt$

Visto que o poliestireno é difícil de reciclar e é utilizado especialmente para produtos técnicos, os investigadores desenvolveram uma alternativa a partir dos cogumelos: o material de embalagem é biológico e não contém quaisquer substâncias químicas. Gigantes de software como a Dell Computers já estão a apostar na nova tecnologia para reforçar a sua imagem e proteger o ambiente.

Recipientes para bebidas feitas de algas

Tendências de embalamento wt$

A inovação das embalagens feitas de algas está a revolucionar o mercado de bebidas. Por exemplo, com esta nova tecnologia é agora possível armazenar refrigerantes numa membrana de algas em vez de garrafas de plástico. A grande vantagem: a produção é extremamente barata e a variante de algas é 100% biodegradável e também comestível.

Está na hora do embalamento!

Fique atento à evolução do mercado connosco

É importante observar e analisar as rápidas mudanças do mercado resultantes da globalização para poder reagir rapidamente às novas tendências. Para além da compatibilidade ambiental, no futuro será crucial que tenha uma estrutura logística transparente. Os seus clientes querem saber de onde vêm as mercadorias e como foram transportadas. Os consumidores estão cada vez mais a tomar decisões de compra com base num conceito orientado para o valor. As empresas que não integram a sustentabilidade na sua estratégia empresarial devem contar com perdas.

Tendências de embalamento mg$

Contacte-nos!

Estamos à sua disposição para responder a mais perguntas