Voltar
Guia de produtos Meio ambiente

Microfibras na limpeza

As microfibras têm um diâmetro médio de aprox. 5 - 7 µm, isto é, têm apenas metade da espessura das fibras de algodão. Assim, as microfibras conseguem remover melhor a sujidade, bem como bactérias, vírus e esporos entre os espaços. Por isso, é possível garantir uma limpeza higiénica em muitas áreas.

Microfibras na limpeza 298

Fig. 1: algodão

Microfibras na limpeza 299

Fig. 2: microfibra

Além disso, podem existir substancialmente mais elementos de fio numa esfregona ou pano graças ao diâmetro reduzido do fio e, deste modo, aumentar a potência de limpeza. Isso também resulta da elevada quantidade de pontos de contacto comparáveis entre o têxtil e a superfície que deve ser limpa e da elevada quantidade de capilares que resulta da estrutura do pano. Graças à quantidade de espaços que são obtidos através da estrutura das fibras, podem ser captadas ainda mais partículas de sujidade.

No geral, a microfibra carateriza-se pelas excelentes propriedades de limpeza. Graças à estrutura do pano, não é necessário adicionar detergente ou quase nenhum detergente. Isso não é apenas um aspeto positivo em termos económicos mas também contribui para a sustentabilidade do meio ambiente. Graças à não utilização de químicos ou da sua utilização muito moderada dos mesmos, permanecem menos resíduos sobre a superfície a ser limpa. Especialmente para as pessoas sensíveis ou com alergias, esta reduzida carga pode ser muito vantajosa. Graças às boas propriedades de limpeza, é necessário menos tempo para a limpeza e o esforço para as pessoas também é menor.

Visto que ocorre uma carga eletrostática quando as respetivas microfibras são esfregadas, estes têxteis também são excelentes para a limpeza a seco.

As nossas principais categorias deste guia