Voltar
Guia de produtos Escritório

Como funciona realmente uma ventoinha?

Sabia que na época da sua invenção em 1740, a principal função da ventoinha era “remover o ar deteriorado e substituí-lo por ar fresco*”?

O arrefecimento resultante disso era um efeito secundário feliz para o seu inventor, o físico Stephen Hales. Na verdade, as ventoinhas não arrefecem, mas o seu movimento rotativo faz circular o ar na sala, aspirando o ar de um lado e expulsando-o do outro lado.

* Fonte: Brockhaus Conversations-Lexikon – 1809

Por que motivo nos sentimos mais frescos?

  • Efeito do arrefecimento por dissipação térmica

Se a pessoa estiver mais quente do que o ar ambiente que a rodeia, essa pessoa emite sempre calor diretamente para a camada de ar que está à volta da sua pele. A circulação do ar da ventoinha sopra este ar aquecido; isto acelera o processo de arrefecimento e a pessoa arrefece mais rapidamente.


  • Efeito do arrefecimento por transpiração

Quando está calor, transpiramos – uma tática de sobrevivência do corpo. Porque o suor evapora e arrefece automaticamente o corpo. O movimento do ar desencadeado pela ventoinha acelera a evaporação do suor e, portanto, também o arrefecimento do corpo.

Como funciona realmente uma ventoinha? wt$

Sugestões de compra para ventoinhas.

Ventoinhas para escritório

  • Ventoinha de teto: muito compacta, pois é fixada ao teto, circulação do ar elevada com velocidade reduzida
  • Ventoinha de parede: permite uma boa economia de espaço, pois é montada na parede
  • Ventoinha de torre ou coluna: economia de espaço, silenciosa
  • Ventoinha de pé ou ventoinha de chão: permanece no chão, local de utilização variável, muito potente, movimenta grandes volumes de ar
  • Ventoinha de mesa, ventoinha de superestrutura: pequena, silenciosa, estável, muito variável – pode ser cedida a outras pessoas

Ventoinhas para empresa e armazém

  • Máquinas de vento: para uso industrial no armazém e na produção, muito potente, certificada para a utilização comercial
  • Refrigerador evaporativo móvel: ideal para pavilhões grandes, abertos ou ventilados, imediatamente pronto a ser utilizado, sustentável e económico
  • Ventoinha de tambor de alta potência: potência particularmente alta, ideal para ventilar máquinas e pavilhões

Perguntas importantes que deve fazer antes de comprar uma nova ventoinha.

Existem ventoinhas com diversas potências e tamanhos, funções e campos de aplicação, bem como formas do corpo. Os seguintes aspetos também devem influenciar a compra: interruptor de parede ou interruptor de puxar, iluminação e comando à distância, regulável em altura ou giratória. Portanto, antes de comprar recomendamos que se informe para saber se a ventoinha pretendida é adequada para a sua finalidade. É claro que também ficaremos felizes em ajudá-lo a qualquer momento.

  • Em que espaço será colocada a ventoinha?
  • Qual a dimensão deste espaço: pequeno escritório, oficina ou pavilhão industrial de grande dimensão?
  • A rotação e os níveis de velocidade da ventoinha podem ser definidos ou ajustados?
  • A ventoinha é regulável em altura ou giratória?
  • A grelha de proteção é amovível?
  • A ventoinha é ruidosa?
  • A ventoinha possui um temporizador?
  • Tem proteção contra sobrecarga?
  • Que acessórios estão disponíveis, por exemplo, um comando à distância?

Comprar e usar corretamente as ventoinhas: dicas e truques.

Importante: a limpeza correta!

Limpe a sua ventoinha após cada pausa prolongada; os germes e bactérias aderem às pás do rotor e podem multiplicar-se sem obstáculos durante a paragem. Se ligar agora a ventoinha que não foi limpa, as bactérias serão projetadas pela sala.

Por favor, faça pausas

As ventoinhas removem permanentemente a humidade do ar da sala, razão pela qual o corpo e as membranas mucosas da zona nasofaríngea também secam. E isso, por sua vez, cria boas condições para que bactérias e vírus possam romper mais facilmente a barreira protetora natural do corpo. Uma constipação é geralmente o resultado. Portanto: por favor, faça uma pausa do “vento” de vez em quando – isto é particularmente fácil com uma função de temporizador! Sugestão: como as ventoinhas só arrefecem as pessoas e não os espaços, desligue a ventoinha quando sair da sala. Desta forma também está a economizar eletricidade.

Instalar corretamente a ventoinha

Se puder, mova regularmente a sua ventoinha pela sala. A corrente de ar constante a partir de uma direção pode causar dores musculares e tendinites.

Os que sofrem de alergias têm de ter especial atenção! Ventoinhas com ar exterior

As ventoinhas que utilizam ar exterior para ventilar uma sala também podem transportar pólen e pó para dentro da sala com o fluxo de ar. As pessoas alérgicas ou sensíveis a isso reagirão imediatamente ao pólen e ao pó. Portanto, certifique-se de que tem um bom filtro de partículas!

As nossas principais categorias deste guia