Voltar
Guia de produtos Escritório

A escolha do cofre correto

A: Quais os valores que pretende proteger? B: Que dimensões deve ter o cofre? C: Onde é que quer instalar o seu cofre?

Quais os valores que pretende proteger?

  • Utilização privada (p.ex. joias, dinheiro, documentos de seguros)
  • Utilização comercial (p.ex. dinheiro, ações, livretes, chaves importantes e suporte de dados)

Faça uma lista de todas as coisas ou dos documentos que pretende guardar no seu cofre. Para isso, planeie também valores que podem ser futuramente adicionados. Irá ter uma surpresa, pois a necessidade de espaço é substancialmente maior do que a originalmente esperada. Até a classe de segurança ou a proteção contra fogo e roubo deve constituir um ponto importante na escolha do cofre correto. Os danos em caso de incêndio podem ser muito elevados! A perda de determinados documentos devido a incêndio pode até colocar a existência de uma empresa em risco! Por isso, esta consideração deve obrigatoriamente fazer parte da sua decisão de compra.

Proteção contra fogo

Para além da proteção contra roubo, é necessário também ter em consideração a proteção contra fogo comprovada, tanto no âmbito privado como no comercial. Para isso, deve-se verificar se é suficiente uma proteção ligeira contra fogo LFS30P conforma e norma europeia prEN 15659 ou se tem de apresentar uma proteção contra fogo maior S60P, S120P, S60DIS ou S120DIS conforme a norma europeia EN 1047-1. Todos os armários protegidos contra fogo estão equipados com enchimentos adequados e vedações especiais.

De acordo com o ensaio conforme a LFS30P, os armários são expostos a chamas durante 30 minutos até aos 840 °C. Durante esta fase do ensaio, o aumento máximo da temperatura no interior do armário não pode exceder os 150 °C (não adequado para tipos de papel nos quais a 170 °C os dados são destruídos). Após a exposição às chamas, os armários são retirados do forno e o ensaio é concluído.

Durante o ensaio de acordo com a S60P, S120P ou S60DIS, S120DIS conforme a EN 1047-1, os armários são expostos às chamas durante 1 ou 2 horas a 1090 °C, bem como sujeitos a um teste de queda de uma altura de 9,15 m (para simular a queda de um teto). Durante este teste, os armários permanecem no forno até a fase de arrefecimento estar concluída. Esta fase pode demorar até 24 horas! No caso de armários S60P e S120P, a temperatura interior não pode exceder os 170 °C em nenhum ponto de medição em relação à temperatura inicial de 20 °C durante o tempo de exposição às chamas e a posterior fase de arrefecimento! Nos armário com S60DIS ou S120DIS, a temperatura interior é de 20 °C no início do ensaio e não pode exceder o valor limite de 50 °C após o tempo de exposição às chamas de 1 ou 2 horas e a posterior fase de arrefecimento (isto é o limite físico para suportes de dados magnéticos e óticos). Durante todo o tempo do ensaio, a humidade relativa do ar não pode exceder o limite de 85%!

Onde é que quer instalar o seu cofre?

Embutir na parede

Os cofres de parede oferecem uma excelente proteção contra roubo. No entanto, é necessário ter em consideração que apenas é garantida uma respetiva classificação para a seguradora se o cofre estiver revestido a toda a volta com 10 cm de betão. No caso de cofres com uma profundidade para pastas, a escolha pode vir a ser problemática. Para isso, deve ser escolhido um cofre com altura e largura suficiente.

Cofres de embutir em móveis

Os cofres podem ser ancorados à parede traseira ou ao fundo do armário, desde que não possuem um peso próprio superior a 200 kg, na utilização privada, ou mais de 300 kg, na utilização comercial.

Cofres independentes

Por norma, estes cofres possuem uma capacidade substancialmente maior em comparação com os cofres de embutir na parede e em móveis. Nesta categoria encontramos, entre outros, cofres para armas, cofres comerciais, armários para documentos, bem como armários protegidos contra fogo.

As nossas principais categorias deste guia