mybeachproject Seychelles

A reconversão dos resíduos

O que faz a Stefanie nas Seychelles? Gozar férias? Nem pensar – recolhe resíduos, transforma-os em arte e, com o apoio local, embeleza esta ilha paradisíaca. Obviamente que teremos todo o gosto em apoia-la com o nosso equipamento profissional – sob a égide “Equipped for tomorrow”.

Saiba mais sobre mybeachproject

e sobre como apoiamos a Stefanie neste missão de preservar a beleza das Seychelles

“Olá, chamo-me Stefanie Wichmann. Cheguei às Seychelles em 2019 para trabalhar numa agência local de apoio a turistas alemães na ilha de Praslin. Fiquei, até hoje.

No meu primeiro passeio pela praia encontrei várias garrafas de plástico e foi assim que nasceu o meu projeto – poucos dias mais tarde criei a minha conta Instagram mybeachproject. Comecei por fotografar apenas os sacos cheios de lixo recolhido, mas achei que seria muito desinteressante a longo prazo. Ao recolher determinadas peças de resíduos vinham-me espontaneamente alguns motivos à ideia. Esse passou a ser o meu objetivo. Recolhi num ano cerca de 40.000 objetos de plástico, uma soma que tanto me surpreendeu, como também me chocou.

Faz parte do meu projeto sensibilizar as pessoas, de forma criativa, para a consciência ambiental. Cada um pode dar o seu contributo, mesmo que em pequena escala, sendo que se cada um inspirar uma terceira pessoa, o efeito multiplicar-se-á.

Transformar resíduos em arte - Frozen
mybeachproject com patrocínio KAISER+KRAFT

As Seychelles são consideradas um dos destinos de sonho por excelência, com uma natureza de cortar a respiração que se estende muito para além das praias paradisíacas. É importante que localmente haja mais consciência deste paraíso. Todos nós, locais, trabalhadores estrangeiros como eu, e turistas devemos apoiar isto em igual medida e manter a sua pegada ecológica tão pequena quanto possível. Para as autoridades estatais da ilha, o lixo aluvial, que só pode ser influenciado de forma limitada, representa um desafio particular. No entanto, muito pode ser feito localmente para, em primeiro lugar, criar menos lixo e, em segundo lugar, não o eliminar descuidadamente na natureza. Ver que algo está a acontecer na comunidade dá-me ainda mais energia.

No ano passado, um grupo de amigos locais reuniu-se para formar o projeto Fresh Focus. O seu objetivo consiste em aproximar os jovens da natureza, tornar a vida na ilha mais interessante e mostrar novas opções para o efeito: organizam excursões com fogueiras, desenvolvem e mantêm trilhos para caminhadas e planeiam, num futuro próximo, partilhar os seus conhecimentos de surf, slackline, escalada e calistenia. Enquanto equipa, já fomos capazes de realizar algumas limpezas maiores, tais como no famoso Vallée de Mai, um Património Mundial da UNESCO e atração turística na ilha. Em abril, por exemplo, recolhemos cerca de 370 kg de lixo ao longo das estradas e, desta forma, conseguimos despertar consciências e ganhar vento pela popa. O timing é perfeito e cada passo, por menor que seja, é um passo em frente.”

Se também gostaria de apoiar a Stefanie na sua missão, pode saber mais aqui:

O Equipamento da Stefanie