Conceitos de higiene e medidas de protecção para Creches e escolas

Durante meses, as creches e escolas portuguesas encontram-se em estado de emergência. A aprendizagem, o jogo e a interacção diária têm sido severamente restringidos e, na medida do possível, substituídos por ofertas em linha. Uma situação que não foi fácil para as crianças e pais, bem como para o pessoal profissional.

No decurso das medidas de relaxamento, jardins de infância, creches e escolas estão agora a retomar gradualmente as suas operações; naturalmente sob as mais rigorosas regras de higiene. A implementação destes num grupo de crianças representa um grande desafio para todos os envolvidos. Um conceito de higiene bem pensado é, portanto, um imperativo!

O conceito correcto de higiene no seu centro de dia ou escola

Em quase toda o Portugal, as creches e escolas estão a abrir as suas portas. Mas um olhar sobre os regulamentos actuais torna-o claro: o pais segue o seu próprio calendário. Mesmo que não haja regulamentos uniformes, pode ser discernida uma linha comum.

Jardins de infância e creches

Em quase todo o pais, os centros de dia estão gradualmente a mudar para um funcionamento regular limitado ou normal. Isto significa que todas as crianças registadas são cuidadas ao mesmo tempo ou em rotação. Em alguns casos, o tempo de cuidados por criança também pode ser limitado. Isto significa que em breve cada criança terá novamente um direito básico a cuidados; não apenas se os pais trabalharem em profissões relevantes para o sistema.

Escolas

As salas de aula também estão a começar a ensinar cara-a-cara como parte do novo normal. Estão previstas restrições de tempo e "trabalho por turnos" para este efeito na maioria dos estados federais. Os responsáveis falam de um processo de regresso, mantendo-se atentos aos números das infecções. O funcionamento normal completo permanecerá provavelmente a excepção até às férias de Verão.

Atenção: Tentamos sempre informá-lo sobre os regulamentos em vigor para o pais. No entanto, é favor notar que os regulamentos são estabelecidos pelo respectivo governo local são actualizados regularmente. 

Como estabelecer um conceito de higiene eficaz

Cada instalação ou o seu operador é responsável pela implementação dos regulamentos legais. Quando o Estado não presta assistência, cabe-lhe a si tomar medidas - para a protecção de crianças e adultos. Isto é o que deve considerar ao iniciar o seu negócio:

Regras de higiene

Abordar as regras de higiene e espaçamento de uma forma adequada à idade das crianças.

Criar espaço entre balcões nas salas de aula e limitar ao máximo o contacto próximo com e entre crianças.

Divida as crianças em grupos tão pequenos e consistentes quanto possível. Quanto menos as crianças se misturam, mais seguras ficam. Mesmo na área exterior ou ao almoço, grupos diferentes não se devem encontrar.

Muitas vezes não existe uma obrigação geral de usar máscaras para crianças ou cuidadores, mas existe uma recomendação de usar coberturas de boca/nariz.

Aumentar a frequência da limpeza em toda a instalação. Prestar especial atenção à desinfecção de superfícies e instalações sanitárias. Remover artigos que sejam difíceis de limpar.

Ar de hora a hora durante pelo menos 15 minutos, se o tempo o permitir.

Utilizar as grandes férias de Verão para procurar e preparar soluções a longo prazo. Por exemplo, se houver falta de espaço, os contentores podem ser uma boa opção.

Um modelo para um plano de higiene abrangente foi compilado pelo Ministério Escolar da Renânia do Norte-Vestefália. Pode encontrá-lo aqui.

3 dicas para a implementação das directrizes de higiene

Back to Business – jardins-de-infância e escolas wt$

dicas

Lembretes

Back to Business – jardins-de-infância e escolas wt$

Barreiras e divisórias

Fitas de barreira , sistemas de orientação e paredes divisórias ajudam a guiar grupos de crianças através dos quartos e a evitar contactos indesejados. As divisórias móveis são particularmente flexíveis na sua utilização.

Back to Business – jardins-de-infância e escolas wt$

Ajudantes higiénicos na vida quotidiana

Não é preciso muito para tornar os encontros diários na creche ou na escola muito mais seguros. Eine caixa com toalhetes desinfectantes tabelas sem risco de infecção. Os doseadores de sabão higiénico ambém podem ser montados rapidamente e a baixo custo perto de uma pia.

É assim que funciona: garantir condições de higiene seguras

Lista de verificação para cheres e Escolas

Instalações

  • Barreiras: para separar grupos e dirigir o fluxo de pessoas
  • Espaçamento: mover mesas e equipamento de parques infantis a cerca de 1,5 metros de distância
  • Remover objectos difíceis ou impossíveis de limpar das salas de jogos ou salas de aula
  • Instalações sanitárias: limpar várias vezes ao dia, fornecer desinfectante, sabão, toalhas de papel
  • Ventilar uma vez por hora durante pelo menos 15 minutos
  • Esfregão regularmente molhado e desinfectar o chão e todas as superfícies.

Cuidadores e pais

  • Estabelecer a lavagem regular das mãos como uma rotina
  • Permanecer em grupos pequenos e consistentes
  • Com crianças mais velhas: Manter a distância e evitar o contacto directo
  • Regra clara: comunicar atempadamente o desconforto físico e, em caso de dúvida, ficar em casa.

Crianças

Crianças

Back to Business – jardins-de-infância e escolas mg$

Contacte-nos!

Por favor não hesite em contactar-nos se tiver mais perguntas.