Back to business: Área de vendas
Informações atuais sobre o sras-cov-2: comércio a retalho
Na sua empresa, muitas pessoas entram e saem todos os dias. O contato individual e a proximidade com o cliente também fazem parte do dia-a-dia. Desde o surto de SARS-CoV-2, requisitos especiais e diretrizes têm sido aplicadas para o retalho, para garantir a proteção de clientes e funcionários.
Aqui aprenderá como criar um conceito de higiene que proteja os seus clientes e funcionários de forma confiável, cumpra os requisitos legais e também garanta uma ótima experiência de compra.
Que recomendações se aplicam ao comércio a retalho?
Quais medidas de proteção que deve tomar na área de vendas?
No âmbito do enquadramento relativo à segurança ocupacional para o SARS-CoV-2, surgem requisitos especiais para a área de vendas, devido ao tráfego de público. São, por isso, recomendadas as seguintes medidas práticas para proteção no retalho:
- Certifique-se de que a distância mínima de 1,5 metros pode ser mantida em toda a área de vendas. Se necessário, deve-se regular o número máximo de pessoas restringindo o acesso (regra prática: número máximo = área de vendas [em m²] / 10).
- A separação dos locais de trabalho, balcões de caixa, etc., deve ser obrigatoriamente assegurada com um painel de proteção contra infeções.
- As distâncias de proteção de 1,5 metros nas áreas de espera devem ser claramente marcadas, por exemplo, com fita adesiva.
- Na maioria das zonas, você e os seus funcionários devem usar máscaras de proteção, fornecidas por si, como empregador. Em alguns casos, a parede de proteção contra vírus na área de checkout é suficiente.
- Por norma também está em efeito a obrigatoriedade de uso máscara por parte dos clientes.
- No setor de retalho, espera-se atenção especial aos padrões de higiene. Preste atenção especial à higiene na empresa! As superfícies de contato também devem ser desinfetadas com regularidade.
- Forneça desinfetante aos clientes à entrada da loja.
- Se aceitar mercadorias para troca ou reparação, limpe-as completamente.
- Garanta a ventilação adequada em toda a área de vendas.
Emprega funcionários?
As entidades patronais são obrigadas a fornecer aos seus funcionários informações completas sobre o risco de contágio e comportamento higiénico.
Isto inclui encorajar os seus funcionários a lavar as mãos frequente e minuciosamente. Também é necessário lembrar regularmente os trabalhadores sobre as medidas de segurança como espirrar e tossir na curva do cotovelo.
Além disso, na prática, também é obrigado a tomar medidas para proteger ativamente os seus funcionários:
- Forneça desinfetantes, sabonete líquido e dispensadores de toalhas nas casas de banho e salas de trabalho.
- Marque e mantenha uma distância mínima de 1,5 metros.
- Defina horários, de forma que as horas de trabalho e os intervalos sejam escalonados, para que os mesmos funcionários partilhem os mesmos turnos.
Ser também tolerante em relação a atestados médicos. Nesses dias, os certificados de doença devem ser aceites sem burocracias – para o benefício de todos.
(Encontrará nesta página informações gerais sobre a proteção contra a infeção de SARS-CoV-2 para sua empresa. No entanto, regulamentos especiais podem ser aplicados na sua região)
3 sugestões para a implementação nas áreas de vendas do comércio a retalho
Fitas e barreiras marcam as distâncias
As marcações de pavimento e as fitas de barreira cumprem as diretivas, evitam incertezas e protegem os clientes e os funcionários, apesar da sua proximidade entre si.
Biombos e painéis evitam o contacto físico
As divisórias profissionais e os painéis de proteção garantem aos funcionários e clientes proteção confiável contra vírus e um atendimento otimizado ao cliente.
Proteger o próprio e os outros utilizando máscaras
As viseiras e as máscaras respiratórias são eficazes sem o restringir desnecessariamente a si e aos seus funcionários no atendimento ao cliente.
Lista de verificação para o comércio a retalho
Preparação e comunicação
- Esclarecimento dos funcionários sobre o risco de contágio em locais públicos
- Comunicar as medidas de proteção e de higiene pessoal necessárias
- Limpar a loja minuciosamente e de forma higiénica
- Equipar a área de vendas e a casa de banho dos funcionários com os produtos de higiene necessários (sabonete, desinfetante, toalhetes de papel)
- Definir alternativas de saudação (sem contato físico)
- Separação da área da caixa registadora a uma distância mínima de 1,5 m (painel de proteção contra vírus)
- Marcar claramente as distâncias de proteção da área de vendas (fita adesiva)
- Pausas escalonadas e os mesmos funcionários no mesmo turno
Diretivas para o comércio
- Sem contacto físico com clientes e colegas
- Usar máscara durante a interação com o cliente
- Disponibilizar máscaras aos clientes para que todos os clientes possam entrar na sua loja
- Várias vezes ao dia: limpar e desinfetar todas as superfícies
- Quatro vezes ao dia: arejar
- Se um funcionário for suspeito de estar infetado: informar a informar a Direcção Geral de Saúde
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