Requisitos para o local de trabalho

O ar como fator importante para a saúde.

2021/01/22

É uma daquelas pessoas friorentas que secretamente aumentam o aquecimento em um nível durante o inverno? Ou é do tipo que se senta numa reunião com mangas curtas, mesmo em caso temperaturas abaixo de zero graus? O frio ou o calor numa sala é sentido de forma muito diferente por cada pessoa.

A conceção de um ambiente de trabalho saudável em que todos os trabalhadores possam trabalhar produtivamente é um tema bem pesquisado. O clima ambiente é uma área importante da ergonomia no local de trabalho. Juntamente com a iluminação, o ruído, a vibração, a radiação e os campos eletromagnéticos, o clima ambiente pertence aos fatores físicos do ambiente de trabalho.

Neste artigo resumimos os fatos mais importantes sobre o ar no local de trabalho:

  • Componentes do clima ambiente
  • Decreto sobre locais de trabalho: ar
  • Saúde e má qualidade do ar
  • Síndrome do Edifício Doente
  • Avaliação do clima ambiente
  • Melhoramento do clima ambiente

Conceção do local de trabalho: que fatores determinam as condições atmosféricas?

O fator do clima ambiente é determinado pelas seguintes variáveis:

Decreto sobre locais de trabalho: o clima ambiente ideal no escritório.

Os parâmetros do clima ambiente são sentidos como mais ou menos estressantes por diferentes pessoas. Os seguintes valores servem de referência:

Temperatura ambiente

A temperatura ambiente ideal depende do esforço da atividade e varia entre +20 °C para atividade ligeira na posição sentado (por exemplo, trabalhar ao computador) e +12 °C para atividade pesada na posição em pé ou em andamento (por exemplo, transportar cargas).

Se as temperaturas exteriores excederem os +26 °C, devem ser tomadas medidas adicionais. Estas incluem, por exemplo, o fornecimento de bebidas adequadas ou a utilização de equipamento de proteção solar e de ventilação.

Encontrará mais informações no nosso Guia de compras de ventoinhas.

Qualidade do ar no local de trabalho wt$
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Humidade

Dependendo da temperatura ambiente, a humidade relativa do ar deve situar-se entre 55% a +26 °C e 80% a +20 °C.

Tudo para a temperatura certa no escritório e na produção

Velocidade do ar

Não deve haver correntes de ar prejudiciais na zona de permanência. A formação de correntes de ar depende da temperatura do ar, da velocidade do ar, do grau de turbulência e do tipo de atividade.

De acordo com as seguintes condições fala-se de entrada de ar agradável: temperatura do ar de +20 °C, grau de turbulência de 40% e uma velocidade do ar média inferior a 0,15 m/s em caso de esforço ligeiro durante o trabalho.

Qualidade do ar no local de trabalho wt$
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Qualidade do ar

  • A poluição devida a CO2 não deve exceder os 1000 ppm.
  • De acordo com a legislação antitabaco, não deve haver risco para a saúde dos trabalhadores não fumadores resultante do fumo do tabaco.
  • Para assegurar a boa qualidade do ar, deve garantir-se uma alimentação de ar suficiente. Isto pode ser feito por sistemas de ar condicionado (filtros de ar, ar condicionado) ou ventilação livre (ar exterior).
  • O arejamento é recomendado a cada 60 minutos em caso de escritórios e a cada 20 minutos em caso de salas de reuniões. A duração do arejamento deve variar entre 3 minutos no inverno e até 10 minutos no verão.

Radiação térmica

A carga térmica deve ser reduzida nas janelas através de dispositivos de ventilação e de proteção solar. A temperatura ambiente fornece o valor de referência.
Atenção: podem aplicar-se regulamentos especiais para salas limpas na indústria e na produção.

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Consequências ao nível da saúde por causa da má qualidade do ar.

Os valores abaixo dos quais a maioria das pessoas se sente confortável num espaço fechado são chamados de “zona de conforto”. Uma variedade de sintomas pode ocorrer nas seguintes más condições.

O que é a Síndrome do Edifício Doente?

A Síndrome do Edifício Doente (Sick-Building-Syndrom) é uma série de sintomas de doença que ocorrem em pessoas que trabalham no mesmo edifício. Muitas vezes os trabalhadores sofrem de sintomas muito diferentes, como dores de cabeça e comichão nos olhos ou na pele. Após as pessoas terem deixado o local de trabalho, as queixas geralmente diminuem. 

A causa dos sintomas da Síndrome do Edifício Doente não pode ser determinada com precisão. Os fatores de stress psicológico e social também podem desempenhar um papel.

A Síndrome do Edifício Doente deve ser distinguido da “Building Related Illness” (BRI), na qual o quadro clínico da pessoa afetada se deve claramente à contaminação alergénica, microbiana ou química no edifício.

Teme que os seus trabalhadores sofram da Síndrome do Edifício Doente? Então deve realizar uma análise ao clima ambiente.

Como se realiza uma avaliação do clima ambiente?

Recomendamos a realização de um teste ao clima ambiente em duas etapas.

Monitorização do clima ambiente

Aqui trata-se de parâmetros que são fundamentais e fáceis de registar.


Ir para todos os aparelhos de medição da kaiserkraft.

Análise ao clima ambiente

Para uma análise aprofundada da interação de vários fatores influentes, é necessária um conhecimento técnico especial. Uma avaliação detalhada por um perito é útil, por exemplo, em locais de trabalho com muitas fontes de calor diferentes, humidade do ar elevada ou velocidade do ar muito elevada.

Cuidado: há componentes do clima ambiente que não são considerados em tais avaliações. Estes incluem, por exemplo, a qualidade do ar quando são utilizadas substâncias perigosas ou agentes biológicos. Estes fatores devem ser verificados como parte de uma avaliação dos riscos.

Como se consegue criar condições de ar ótimas?

O clima ambiente no local de trabalho pode ser regulado com as seguintes sugestões:

  • As cargas térmicas podem ser reduzidas com ventoinhas e dispositivos de proteção solar.
  • Em caso de tempo frio deve utilizar-se aquecedores ou tapetes com aquecimento.
  • Plantas de interior e humidificadores de ar aumentam a humidade do ar.
  • Os desumidificadores de ar reduzem as cargas de humidade.
  • Certificar-se de que todos os trabalhadores ventilem o local de trabalho corretamente.
  • Humidificadores de ar ou filtros de ar asseguram um ar limpo e sem odores.
Qualidade do ar no local de trabalho mg$

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