Projetos e referências

Um local, um fornecedor

A Vishay Electronic é uma empresa de componentes eletrónicos que concentrou o seu centro logístico num único local na Alemanha, na cidade de Selb. Esta empresa confiou plenamente nos produtos e no conselho da kaiserkraft Alemanha durante o planeamento do seu equipamento interior.

A cidade de Selb situada nas montanhas Fichtel é principalmente conhecida pela sua porcelana. Aqui têm a sua sede as marcas de porcelana Rosenthal e Hutschenreuther. Mas o que nem todos sabem é que: em Selb também existe a Vishay Electronic, um dos principais fornecedores de componentes eletrónicos. Díodos, retificadores, transistores, sensores ou resistências são produzidos aqui aos milhões e enviados para todo o mundo a partir de Selb. Aqui também está simultaneamente situada a central europeia do Grupo que foi fundada na América em 1962 e que só na Alemanha possui sete locais de produção.

As fábricas em Selb até têm uma história muito mais antiga e, como quase tudo nessa região, também está relacionada com a porcelana: em 1900, Phillip Rosenthal fundou por iniciativa da AEG um “departamento E” para desenvolver e produzir isoladores e componentes cerâmicos para aplicações elétricas. A eletrificação do mundo estava em plena marcha e os produtos elétricos eram muito procurados. Assim, durante o passar dos anos, a primeira fábrica foi ampliada com mais duas fábricas. Cerca de 80 milhões de componentes são produzidos aqui anualmente e processados aproximadamente 85000 tarefas. Os clientes vêm dos mais variados setores como da indústria eletrónica e dos aparelhos de consumo, da indústria informática, do setor automobilístico, da medicina ou da indústria aeronáutica e espacial.

“Graças à nossa estrutura de crescimento histórico com estas três fábricas, o setor da logística exige uma estrutura dupla: a receção de matéria prima nas respetivas fábricas com o sucessivo armazenamento da mesma. O envio era feito na fábrica III”, refere Mathias Fröhlich, Gestor de Compras na Vishay.

Vishay ler

Assim foi decidido construir um armazém central para a matéria prima e os produtos produzidos com um centro de logística incorporado. O edifício com uma área útil de 2500 metros quadrados, em que 2150 metros quadrados são exclusivamente para armazenagem foi construído nas proximidades da fábrica III. Mas a construção é uma coisa, a outra é o equipamento interior adequado que deve satisfazer todas as exigências modernas. E foi aqui que a kaiserkraft entrou em ação. “No início de 2013, telefonei a Béla Bezold a perguntar se podia contar com a sua ajuda”, refere Mathias Fröhlich. Béla Bezold é o diretor de vendas regional da sucursal em Munique da kaiserkraft e está especialmente familiarizado com o planeamento de grandes projetos como este.

Vishay ler

“Durante o ano tenho alguns projetos desta envergadura. Nós fornecemos tudo desde o planeamento até à entrega do produto pronto”, afirma Béla Bezold. Mathias Fröhlich e Béla Bezold conhecem-se e apreciam o trabalho um do outro há muitos anos, pois a Vishay Electronic é cliente da kaiserkraft há alguns anos e confia na qualidade do seu aconselhamento e dos seus produtos.

No início havia um plano: Béla Bezold que é diretor de vendas da sucursal de Munique da kaiserkraft projetou detalhadamente o equipamento interior do armazém com as novas estantes.

Vishay ler

Não foi tão simples como isso

“Já estávamos a utilizar um sistema de estantes da kaiserkraft com o qual estávamos muito satisfeitos”, afirmou Mathias Fröhlich. “A minha ideia original era simplesmente ampliar as mesmas para estantes de cargas pesadas.” Os esboços, os documentos do planeamento e as exigências propostas foram disponibilizados a Béla Bezold que, por sua vez, elaborou uma primeira proposta. Mas isso não foi tão fácil como se pensa: as exigências do novo centro de logística e de armazenamento ultrapassavam a capacidade de carga das estantes existentes que deviam ser reutilizadas. “Por fim, planeámos tudo de novo e, agora, são utilizadas estantes de prateleiras com capacidade de carga média, nas quais todas as prateleiras conseguem suportar uma capacidade de carga de 200 kg”, afirma Béla Bezold. No total conseguimos 528 metros de prateleiras corridas com aproximadamente 2100 prateleiras distribuídas em quatro níveis e dispostas em colunas com três até cinco campos. Quem quiser percorrer todas as estantes, tem de andar quase uma volta e meio a um estádio.

Ampliação muito simples

Agora, estas estantes são o “centro” do novo armazém onde os produtos acabados são armazenados de forma organizada antes de serem enviados. A atração especial: o sistema foi planeado de modo a ser ampliado para poder instalar um segundo nível de estantes por cima do primeiro em caso de necessidade. Assim, a superfície de armazenagem é novamente duplicada. Deste modo consegue-se assegurar o futuro.

Vishay ler
Vishay ler

Nas paredes exteriores do armazém foram instaladas as estantes de paletes, 170 paletes com matéria prima como substrato de cerâmica, peças metálicas, materiais de contacto ou também peças sobressalentes para máquinas e unidades podem ser armazenadas aqui sem problemas em quatro níveis.

Será que existiram obstáculos ou problemas especiais durante o planeamento? “Não propriamente. Eu só me lembro do telefonema da empresa de construção que queria saber que tipo de betão deve utilizar”, afirma Béla Bezold sorridente. Pois por baixo do piso do pavilhão foi colocado um aquecimento que influencia a capacidade de carga do piso. “Isso foi resolvido simplesmente através de chumbadores de ancoragem para as estantes”. Até as exigências de carga maiores durante o planeamento também foram cumpridas sem problemas. “Pois akaiserkraft tem tudo para todas as necessidades.”

Mathias Fröhlich da Vishay também está muito satisfeito com a evolução: “Nós tínhamos um plano e sabíamos o que queríamos. Tudo o que necessitávamos para concretizar o plano foi fornecido pela kaiserkraft.” E isso tudo a tempo e horas: no dia 26 de agosto forem entregues as estantes completas que foram montadas em seguida e no dia 31 de agosto, o novo armazém e centro de logística estava pronto como combinado. As estantes antigas da kaiserkraft que deviam ser reaproveitadas até encontraram uma nova função noutro local da empresa.

Para Béla Bezold, o trabalho aqui ainda não está concluído, pois ele também assume a verificação anual do sistema: “Como parceiro autorizado, também realizámos a verificação anual das estantes de acordo com a norma BGR e EN 15635. Além disso, a kaiserkraft é um dos únicos que tem capacidade de realizar reparações no local e de elaborar os necessários relatórios de verificação.”

Voltar à página de projetos

Vishay ler

Contacto

Se pretende a elaboração de um projecto, não hesite em contactar-nos. Os nossos especialistas poderão aconselhá-lo.