3 fatores de risco para a saúde no local de trabalho: ar, luz e ruído
Ar saturado na sala de reuniões, armazém sem janelas e local de produção com um nível de ruído permanente. À semelhança da maioria dos trabalhadores, também passará provavelmente uma grande parte das suas horas de trabalho no interior de locais fechados.
Uma vez que o clima ambiente, a iluminação e a acústica têm uma influência considerável na produtividade e podem mesmo ser prejudiciais para a saúde, as condições ambientais como parte da ergonomia no local de trabalho são uma questão fundamental para uma proteção da saúde funcional na sua empresa.
Neste artigo, resumimos os requisitos mais importantes para o local de trabalho, que se relacionam em particular com os fatores do ar, luz e ruído. Além disso, é claro que também encontrará os produtos adequados com os quais pode equipar perfeitamente os seus escritórios em termos de clima, iluminação e acústica.
1. O clima ambiente
À primeira vista, “má qualidade do ar” dificilmente possa afetar a segurança no trabalho da sua empresa. No entanto, se o ar respirado num local de trabalho possa ser oficialmente considerado “benéfico para a saúde” depende de uma série de fatores importantes com valores-limite especificados:
Temperatura
Se a temperatura for demasiado alta ou demasiado baixa, a concentração e o desempenho caem drasticamente. A temperatura ambiente ótima é de 19 a 20 °C para atividades leves e médias.
Humidade
A humidade excessiva favorece a formação de bolores, o que pode levar a problemas de saúde. A humidade muito baixa provoca membranas mucosas secas e resulta em stress respiratório e maior suscetibilidade a agentes patogénicos. Os valores-limite permitidos para a humidade relativa do ar dependem da temperatura ambiente e devem situar-se entre 55% e 70%.
Dinâmica do ar
A dinâmica do ar, isto é, o movimento do ar no espaço de trabalho, deve ser entre 0,1 e 0,15 m/s. Se o valor for demasiado elevado, falamos de correntes de ar prejudiciais. Se o ar for movido muito pouco, a sala parece abafada e a respiração torna-se mais difícil.
Outros fatores
Fatores como o pó, a poluição por nicotina, a concentração CO₂ e poluentes também desempenham um papel na avaliação da qualidade do ar. Além disso, a radiação de calor que pode ser gerada por dispositivos ou vinda do exterior no verão deve ser tida em conta.
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Sabia?
Se um número manifestamente elevado de empregados no mesmo edifício sofrer dos mesmos sintomas, tais como dificuldades respiratórias ou de garganta inflamada, mas as causas não puderem ser encontradas, isto é conhecido como “Síndrome do Edifício Doente”. Neste caso, deverá efetuar uma avaliação objetiva da qualidade do ar ou uma medição dos poluentes.
2. A iluminação
A influência da luz no nosso biorritmo não pode ser negada: condições de luz permanentemente escura podem levar à fadiga, a um desempenho mais reduzido e a uma perda progressiva da motivação, enquanto que mais brilho nos torna mais ativos. Provavelmente conhece este fenómeno do período de inverno.
As semelhantes consequências negativas ou positivas para a sua produtividade podem resultar da iluminação no seu local de trabalho. Portanto, há algumas coisas a considerar para as condições de iluminação adequadas no local de trabalho:
Luz do dia
Os locais de trabalho devem receber o máximo de luz do dia possível, sendo preferível a iluminação com luz do dia do que a iluminação apenas com luz artificial. Além disso, é preferível instalar os locais de trabalho o mais perto possível das janelas. O quociente da luz do dia deve ser superior a 2%.
Iluminação artificial
A intensidade de iluminação das lâmpadas adicionais é expressa em Lux. Para escritórios e armazéns, o valor mínimo deve estar entre 200 – 300 Lux, com atividades como a leitura, desenho ou utilização de computadores que requerem 500 – 700 Lux. Em corredores ou zonas de carga, um valor mínimo de 100 Lux é suficiente. Temos a iluminação certa para a sua empresa: descubra agora a iluminação à medida dos especialistas. Clique aqui para soluções de iluminação Waldmann.
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Atenção
Luz muito brilhante, luz direta, reflexos ou cintilação permanente podem prejudicar a concentração e até conduzir a acidentes. Para garantir a segurança e a proteção da saúde no trabalho, deve-se, portanto, ter a incidência da luz em consideração durante a avaliação dos riscos.
No nosso Guia de iluminação do local de trabalho KAISER+KRAFT encontra também informações úteis sobre a iluminação adequada para diferentes áreas de trabalho, tais como armazém, produção, secretária ou oficina.
3. A acústica
Ruídos perturbadores ou um nível de ruído permanente no local de trabalho podem reduzir a capacidade de concentração e de reação, aumentar a vontade de assumir riscos e a taxa de erro, e assim reduzir a segurança durante as tarefas manuais. Por último, mas não menos importante, o ruído constante conduz ao stress e pode ter consequências prejudiciais a longo prazo para a saúde (por exemplo, perda da audição).
Valores máximos prescritos para a poluição sonora em decibéis
No caso de atividades que exijam um elevado nível de concentração, pode prevalecer, no máximo, 55 dB(A). Para a realização de, sobretudo, tarefas de rotina, não devem ser excedidos 70 dB(A).
Em áreas onde não é possível evitar elevados níveis de ruído (por exemplo, produção ou armazém), é necessário atenuar a exposição ao ruído no âmbito da saúde e segurança no trabalho com respetivas proteções acústicas.
Para uma estimativa aproximada
O sussurro é de aprox. 30 dB(A), o ruído da chuva ou do frigorífico de 50 dB(A), os gritos ou um cortador de relva de 70 dB(A) e uma motosserra ou música disco de 110 dB(A).
Avaliação do nível de ruído e do barulho
Mesmo níveis de ruído altos ou baixos são percebidos de forma diferente por pessoas diferentes. Por esta razão, uma inspeção ao local de trabalho relacionada com o ruído ajuda a avaliar o nível de ruído no local de trabalho e a determinar as causas da poluição sonora. Pelo menos duas pessoas devem avaliar independentemente o ruído de fundo e o barulho perturbador durante o funcionamento normal.
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