Informações sobre extratores de laboratório
Os extratores são em muitos laboratórios os componentes mais importantes. Eles têm de ser concebidos de modo a que as concentrações de substâncias nocivas não sejam transportados pelos extratores para dentro da sala, mas sim extraídas de modo eficaz. Os extratores estão disponíveis em muitas versões e variantes dependendo da respetiva utilização, sequência de trabalho e de acordo com o conceito técnico do ar no laboratório. Todos os tipos de extratores foram verificados no nosso próprio túnel de medição de acordo com a EN 14175. Eles são compostos por uma parte superior com paredes de impacto, tripés, iluminação, uma armação de mesa com tampo cerâmico e bacia, bem como armários inferiores com portas de batentes.
Opcionalmente, os extratores de mesa para laboratório podem ser equipados com um vidro superior de modo a permitir uma melhor visão em caso de estruturas de ensaio mais altas. Adicionalmente, podem ser escolhidas tomadas com contacto de proteção e dispositivos de remoção dos meios. Para além dos extratores apresentados, ainda existem uma grande variedade de extratores como, por exemplo, extratores de profundidade, extratores do ar de alimentação, extratores do jato de apoio, extratores de filtragem, extratores de fumos, extratores de radioisótopos, etc.
Exigências para extratores de laboratório
Os extratores devem estar construídos de modo a que
- através da sua forma de construção e condução do ar, os gases, vapores ou pós em concentrações ou quantidades perigosas não possam sair do interior do extrator para o laboratório durante o seu estado de funcionamento
- não se possam formar atmosferas perigosas e com perigo de explosão no interior do extrator
- o pessoal do laboratório esteja protegido pela placa frontal fechada contra salpicos de substâncias perigosas ou contra a projeção de estilhaços de vidro.
Os extratores são construídos conforme a EN 14175. Esta norma é composta por várias partes:
- Parte 1: Conceitos
- Parte 2: Exigências de segurança e rendimento
- Parte 3: Inspeção do modelo
- Parte 4: Inspeção no local
- Parte 5: Recomendação para instalação e manutenção
- Parte 6: Extratores com débito regulado
Perguntas colocadas frequentemente sobre a EN 14175:
Quais as exigências de segurança básicas existem para extratores?
- Estas exigências estão reguladas na Parte 2 da EN 14175. Entre outros, a norma especifica:
- A superfície de trabalho deve estar equipada com um rebordo a toda a volta. A capacidade de carga da superfície de trabalho deve ser no mín. 2000 N.
- As placas de impacto do ar devem poder ser facilmente limpas.
- Todo o equipamento mecânico e elétrico deve ser acessível de modo seguro.
- Abertura deslizante frontal: 500 mm no sentido de movimento.
- As aberturas deslizantes verticais têm de estar equipadas com limitadores para evitar a abertura da abertura deslizante frontal além dos 500 mm. Uma abertura deslizante vertical deve estar concebida para não cair em caso de avaria no dispositivo de suspensão.
- Uma indicação do funcionamento do extrator deve monitorizar o débito. Ela deve possuir alarmes acústicos e óticos.
O que significa inspeção do modelo?
A inspeção do modelo é definida na Parte 3 da EN 14175 e determina o processo de inspeção para avaliar a segurança e o rendimento dos extratores. Nessa parte também é descrita a sala de ensaio, bem como o tipo das inspeções técnicas do ar. Todos os extratores apresentados no catálogo possuem uma inspeção do modelo.
O que significa capacidade de retenção?
A capacidade de retenção é a capacidade de um extrator de reter a sujidade transportado pelo ar no interior do extrator.
Um gás de inspeção sai pelas aberturas do gás de inspeção e, sendo depois, recolhido por um dispositivo de amostra. Durante o processamento, é calculado um factor de retenção (CF) que fornece informações sobre a capacidade de reter o gás e, deste modo, sobre a qualidade do extrator. Esta capacidade de retenção é determinada pela BG Chemie para 0,65 ppm. Os nossos extratores KAISER+KRAFT apresentam um valor de 0,3 - 0,4 ppm.
Como é que a influência do pessoal do laboratório é considerado nos fluxos de ar?
Para simular a circulação de pessoas, durante a verificação técnica do extrator é montada uma placa retangular com 1,9 m de altura à frente do extrator e deslocada transversalmente em relação à parte frontal do extrator com uma velocidade de 1 m/s. Assim são obtidas interrupções das substâncias nocivas consideravelmente mais altas que, após um determinado tempo, voltam ao normal. A EN 14175 descreve na Parte 3 a robustez da capacidade de retenção.
Quando é realizada a inspeção no local?
Se um extrator possuir uma inspeção do modelo, a inspeção no local documenta se as exigências de segurança e rendimento do extrator são cumpridas no ambiente de instalação especial.
Um extrator tem de ser verificado sempre com a mesma regulação do débito montada?
A EN 14175 Parte 6 descreve a inspeção dos reguladores do débito variável. Se a regulação cumprir esta inspeção, ela pode ser montada em qualquer um dos extratores testados conforme a EN. Assim, o extrator e a regulação não têm de ser verificados novamente em conjunto.
Imagens detalhadas dos nossos extratores de laboratório:
Visão interior do extrator
Detalhe do extrator
Detalhe do extrator