Voltar
Guia de produtos Meio ambiente

Ajudas para decidir a escolha dos sacos de lixo corretos

Os sacos do lixo da gama de produtos da kaiserkraft caracterizam-se por um processamento de elevada qualidade dos materiais que constitui o requisito indispensável para uma eliminação funcional do lixo.

Tipos de material

Os sacos de lixo são produzidos em polietileno. Através da diferente pressão no processo de produção obtém-se películas HDPE e LDPE que apresentam propriedades específicas.

HDPE = polietileno de alta densidade
O HDPE pode ser reconhecido através do ruído que faz quando é manuseado. Ele é mais resistente a temperaturas e é utilizado na maioria das vezes com espessuras de material mais reduzidas (p.ex. saco de lixo). Graças à sua elevada densidade, os sacos finos são extremamente resistentes à ruptura, no entanto possuem uma reduzida resistência à continuação de ruptura.

LDPE = polietileno de baixa densidade
Graças à sua estrutura molecular, o LDPE é mais macio e, por isso, mais elástico do que o HDPE. Isso significa que a resistência à continuação da ruptura é maior. Assim, o LDPE tem vantagens em caso de lixo com arrestas afiadas, pesado ou pontiagudo sendo na maioria das vezes utilizado para sacos de resíduos.

Película biológica
Para a compostagem de lixos biodegradáveis existe a película biológica. Graças à composição especial do material em amido de milho e polímero biodegradável esta película é própria para a compostagem. Em conjunto com os outros lixos biológicos, esta película também é entregue para a compostagem.

O tamanho ideal para o seu saco de lixo

Na utilização diária pergunta-se muitas vezes qual o saco de lixo adequado para o recipiente de lixo. Para responder rapidamente e de modo simples a esta pergunta, as seguintes fórmulas determinam o tamanho ideal do recipiente:

Largura do saco de lixo = (perímetro do recipiente/2) + 10 %

Comprimento do saco de lixo = altura do recipiente + (largura do fundo/2) + 10%

Espessura do saco e versões

De acordo com o material a ser eliminado, é necessário escolher um outro saco de lixo. No entanto, o saco mais grosso não é muitas vezes a melhor opção. De facto, a qualidade da película e, deste modo, a finalidade desempenham um papel importante na decisão da compra.

PREMIUM – qualidade que se mantém sempre elevada a partir de material reciclado específico
Sacos de lixo PREMIUM são produzidos a partir de 100 % de polietileno de alta pressão reciclado. Para isso, são utilizados granulados selecionados, por norma a partir de lixos processados. A resistência à ruptura e perfuração acima da média garante que os produtos PREMIUM satisfazem as mais elevadas exigências.

UNIVERSAL – a marca de qualidade para artigos HDPE
Os sacos de lixo UNIVERSAL são produzidos a partir de polietileno de baixa pressão (HDPE). Através da utilização deste tipo de material, as espessuras podem ser reduzidas mantendo ao mesmo tempo a boa qualidade da película. Graças às propriedades físicas, um saco de lixo UNIVERSAL oferece uma elevada resistência à perfuração e também à ruptura com uma reduzida espessura da película. De acordo com as exigências colocadas ao saco de lixo e ao seu âmbito de utilização, os sacos de lixo UNIVERSAL podem ser uma alternativa interessante.

A produção de sacos de lixo

A matéria-prima
O início de qualquer saco de lixo é a matéria-prima a partir da qual ele é produzido. O petróleo ou o gás natural são aquecidos de tal forma que é obtido etileno. Através de uma reação de calor e pressão, este gás forma o polietileno em forma de pó que é fundido num extrusor e que, por sua vez, através da prensagem da massa por discos perfurados, resulta no granulado de polietileno. Estas pérolas de granulado formam a base para a produção de produtos novos. Para além de produtos novos também existem produtos reciclados. O granulado regenerado, que é necessário para a produção, é obtido através da trituração, lavagem, secagem e granulação da massa preparada a partir de produtos de plástico utilizados. A partir das cores das películas utilizadas é obtida a cor do granulado.

Do granulado à película
Através da designada extrusão por película soprada, o granulado é aquecido e comprimido em diferentes níveis de modo a obter uma massa espessa que é comprimida para cima pela cabeça de extrusão e retirada como uma bolha de pastilha elástica.

Ajudas para decidir a escolha dos sacos de lixo corretos wt$

Imagem: Extrusão por película soprada

  • Película
  • Ar de arrefecimento
  • Ferramenta
  • Granulado
  • Massa
  • Aquecimento
  • Sem-fim transportador

A confecção da película
Como últimos passos da produção é adicionada na película a costura do fundo e um picotado para rasgar. Este passo é designado de confecção. De acordo com o tipo de dobra do saco, é necessário realizar uma confecção diferente. Essa confecção final pode ser, por norma, sacos lisos e sacos com dobras laterais.

Ajudas para decidir a escolha dos sacos de lixo corretos wt$

Fig.: saco liso

Ajudas para decidir a escolha dos sacos de lixo corretos wt$

Fig.: saco com dobras laterais

Os nossos principais produtos deste guia
Relevante
Quantidade de artigos: 12