Voltar
Guia de produtos Empresa

DIN EN 131-1+2 – é imperativo conhecer esta norma.

Alterações à norma e os seus efeitos em escadas de encosto com mais de três metros de comprimento.

A sua empresa disponibiliza técnica de subir aos seus colaboradores? Nesse caso, as suas escadas de encosto têm de ser verificadas e, se necessário, atualizadas ou substituídas até 01.01.2018. Para tal, pode submeter os seus stocks antigos a uma avaliação de riscos. Na dúvida, é preferível mudar já para um novo modelo.

Porque houve esta alteração à norma?

As alterações em ambas as partes da norma DIN EN 131-1 e DIN EN 131-2 foram adotadas para aumentar ainda mais a segurança no trabalho nestes tipos de escadas e para reduzir o perigo de acidentes a nível europeu. Tal significa que são aplicados os mesmos padrões de segurança relativos a escadas de encosto em toda a Europa.

O Comité Europeu de Normalização CEN é unânime: quer seja em Stuttgart, Paris ou Milão, as versões, a construção e as identificações da escadas têm de respeitar as mesmas diretivas. As instruções relativas às escadas também têm de estar estruturadas em conformidade com as normas. Além disso, na norma DIN EN 131-2, as escadas são divididas em duas categorias: “professional” (profissional) para uso comercial e “non-professional” (não profissional) para o uso privado, pois as escadas destinadas ao comércio têm de cumprir diretivas mais rígidas.

Alterações à norma na DIN EN 131 wt$

Como beneficia disso?

Menos acidentes de trabalho – trata-se de uma grande vantagem para qualquer empresa. E há mais: caso exerça a sua atividade a nível europeu, tanto a sua empresa como os seus colaboradores podem confiar no facto de as escadas serem igualmente seguras em todo o lado. Além disso, ao adquirir escadas certificadas de acordo com a DIN EN 131, está protegido legalmente, ao abrigo do direito europeu. E o melhor: uma vez que as escadas produzidas segundo a norma são de elevada qualidade, robustas e duradouras, continuam a ser utilizadas durante muito tempo, deixando a seu cargo apenas a tarefa de pensar na inspeção anual das escadas.

Quais são os requisitos para as escadas previstos pela DIN EN 131-1+2?

A partir de um comprimento superior a três metros, todas as escadas de encosto móveis necessitam de uma ampliação que possa ser aplicada, por exemplo, através de travessas transversais ou de uma construção cónica. No caso das escadas multiusos e das escadas de regulação por deslize, que continuam a ter mais de três metros recolhidas, isso significa: deixa de ser possível remover e utilizar em separado as peças da escada amovíveis, por exemplo, as escadas superiores, ou é necessário que estas também sejam equipadas com um alargamento do apoio.

Também pode efetuar atualizações

Caso as suas escadas sejam adequadas para uma ampliação em conformidade com as normas, pode montar uma travessa transversal. No entanto, antes de tomar essa decisão, tem de as submeter a uma avaliação de riscos. A empresa especializada que realiza a inspeção é quem tem a responsabilidade de decidir se uma escada ainda pode ser utilizada. Receberá uma carta de avaliação que deve guardar obrigatoriamente como comprovativo.

Além disso: colocamos à sua disposição escadas de encosto fabricadas segundo os recentes requisitos da norma e ainda travessas para aplicação posterior.

Os nossos principais produtos deste guia
Relevante
Quantidade de artigos: 13
As nossas principais categorias deste guia